Egressos do Curso de Direito da FANESE proferem palestras

Visando à interdisciplinaridade, com temas atuais, e a uma reaproximação dos seus egressos com os concludentes deste ano, a FANESE teve a oportuna iniciativa de oficializar um projeto voltado ao convite de seus ex-alunos, para que pudessem trocar experiências, em um ambiente fraterno e realimentador de saberes.

No caso dos operadores do Direito, o campo de exercício profissional é bastante diversificado, cabendo a cada um, dentro da área de interesse, rever, descobrir e agregar competências necessárias para um excelente desempenho na sociedade. Dentro desses princípios, a FANESE convidou os advogados egressos Naldson Gomes de Santana e Robson Souza, para ministrarem palestra, no dia 3 de outubro (manhã) e no dia 4 (noite), respectivamente.

Naldson expôs sobre sua experiência profissional, depois de formado, e reapresentou, para os professores e graduandos desta faculdade, seu trabalho de conclusão de curso, sob o título “Direito Espacial: aplicabilidade da norma jurídica na extraterritorialidade espacial”. Entre os subtemas, ele discorreu sobre: fronteira entre a terra e o espaço; conhecimentos de astro-química e a criação dos elementos que compõe o corpo humano; o que é uma supernova; e apresentação do princípio da universalidade das coisas universais. O encontro despertou interesse de todos os presentes, que o elogiaram pela magna palestra.

Robson Souza iniciou sua palestra, citando alguns aspectos de sua trajetória acadêmica, formando-se, na FANESE, como Tecnólogo em Logística e, em seguida, como advogado, cursos que lhe propiciaram uma formação profissional competente para o mercado de trabalho, bem como proporcionaram-lhe a inclusão no quadro docente de nossa faculdade. Na segunda parte da palestra, Robson discorreu sobre aspectos relacionados às Ciências Sociais Aplicadas, com destaque para a ciência do Direito.  

Na oportunidade, Robson as informações relacionadas à área de conhecimento, que se insere o curso de Direito como Ciência Aplicada, foi dirigida aos presentes, de forma que eles possam planejar uma segunda graduação, ou mesmo um mestrado na mesma linha de conhecimento, o que proporcionará maior abrangência na atuação deles, como carreiristas ou como futuros docentes. Assim, ele apresentou os principais passos de conteúdos e de formatação de trabalhos, que devem ser seguidos, sistematicamente, pelos concludentes que buscarem exercer, também, a docência.

Tanto Naldson como Robson sentiram-se honrados com a lembrança de sua FANESE e enalteceram a atenção e a participação dos presentes, bem como elogiaram e agradeceram aos professores Marcel e Patrícia, pela plausível iniciativa, promotora de enriquecimento com os relatos de experiências, que agregaram novas reflexões aos  conhecimentos das partes envolvidas nessas palestras.


Parceiros

Convênios