Palestras sobre Você mais Vida

Aconteceram, no dia 14 deste mês de outubro, duas palestras relacionadas à autoestima e ao equilíbrio sadio do corpo e da mente das pessoas, fazendo-as entender o significado de felicidade.  “Mentalidade positiva” e “Felicidade, ansiedade e depressão”, são os títulos das palestras proferidas pelo marketólogo Antônio Soares e pela psicóloga Eveline Lima, respectivamente. A primeira concentrou-se nas práticas de bem estar para as pessoas que buscam uma vida mais plena e feliz, enquanto que a segunda levantou questões, com exemplos e participação da plateia, sobre o comportamento individual e social, que acarreta consequências desagradáveis à saúde, incluindo-se os estados de ansiedade e de depressão.

Este é o IX pocket – embaixada da felicidade -, do Movimento Você mais Feliz, cujo objetivo é contribuir para o aumento da Felicidade Interna Bruta (FIB). O FIB é um indicador da ONU, criado para complementar medidas tradicionais, como o PIB, que mede o desenvolvimento econômico das nações. Entre os quesitos que são analisados pelo FIB estão: bem estar humano, esgotamentos dos recursos da natureza, cuidados familiares e utilização correta do tempo, de forma equilibrada.

Apesar de ter sido incluído, recentemente, entre os indicadores da ONU, o FIB teve suas origens no Butão. Foi criado pelo rei butanês Jigme Singya Wangchuck, em 1972, como uma forma de indicar o crescimento do país, sem considerar, apenas, o aspecto econômico, levando em conta, também, os conceitos culturais, psicológicos, espirituais e ambientais.

Ao final do evento, Antônio Soares, formado em Marketing pela FANESE, consultor de empresas em Planejamento Estratégico e Finanças, Consultor de Marketing, Network e Coach, fez seus agradecimentos. “Agradecemos ao coordenador acadêmico, professor José Albérico, à Direção da FANESE, pela viabilidade do evento, e ao prof. Bira, que ajudou a montar nosso projeto de palestras do Movimento Você mais Vida, do qual sou coordenador de uma equipe em que participam, também, Geisa Kaline e Eduardo Almeida.”

Soares destacou, também, o apoio dado pelos professores Frederico Carvalho, Katia Geórgia e Jurandir Menezes, para que as palestras fossem bem recebidas pelo público que lotou o Auditório A, contribuindo para que o evento alcançasse o sucesso esperado.

Alunos e professores participaram, ativamente, das palestras, questionando, tirando suas dúvidas e, ao final, aplaudindo os palestrantes. A próxima apresentação do grupo “Movimento Você mais Vida” dar-se-á no dia 24 de novembro deste ano, das 9h às 19h, no Teatro Atheneu. Professores, alunos e colaboradores diversos da FANESE terão desconto de 20%, caso adquiram seu ingresso até o dia 31 deste mês de outubro.