Eventos em comemoração pelo Dia do Engenheiro

As Coordenações dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção promoveram nos dias 8 e 9 deste mês de novembro, no auditório do Bloco A, dois momentos importantes, principalmente para os futuros engenheiros da FANESE: a comemoração pela passagem do Dia do Engenheiro e o Café Produtivo. Nos dois acontecimentos, houve reflexão sobre a data comemorativa e o que representa o papel dos engenheiros no mercado de trabalho, seja por meio de palestras, seja ouvindo-se e discutindo os depoimentos de representantes de setores sergipanos pertinentes a esses profissionais.

No dia 8, houve duas palestras: 1ª) Papel e importância do CREA na Engenharia, proferida pela engenheira agrônoma Marina Franca Lélis Bezerra (CREA-SE) e O cenário da Energia Elétrica no Brasil e as macrotendências mundiais para 2030, expressa por Álvaro Déda e Fábio Martins, da empresa Solar Technic. Também ouve uma mesa redonda discorrendo o tema Perspectivas da Engenharia no mercado de trabalho, tendo como facilitadores: Sarah Raquel Araújo e Pedro Henrique Gama Silva (CREA Júnior), engenheira civil Ana Cecília Santos Tavares Santana (ATEL), engenheiro de produção Rafael Augusto da Silva (Casa Alemã) e engenheira de produção Uihara Galindo Fernandes (Maratá). O objetivo foi destacar a necessidade de avançar, sempre, na qualidade dos cursos, através de palestras e discussões com temas pertinentes ao profissional das engenharias.

No dia 9, o engenheiro mecânico com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, gerente da Qualidade e Meio Ambiente da Yazaki do Brasil Ltda. e auditor Quality System Basic (QSB) Helton Martins Moura, palestrou sobre A importância da gestão da qualidade para a competitividade das empresas na globalização dos mercados. Os alunos presentes tiveram a oportunidade de discutir sobre a gestão da qualidade total (GQT) no exercício da profissão, além de avaliarem as perspectivas das engenharias no mercado de trabalho, na presença de profissionais atuantes no mercado de trabalho sergipano.

Para a coordenadora Mara Régia Falcão Viana Alves (Engenharia Civil), “Os momentos de reflexão sobre temas expostos, nos dois encontros entre profissionais das engenharias e alunos dos dois cursos oferecidos pela FANESE, propiciaram momentos de confiança e determinação para superar obstáculos e alcançar o sucesso profissional por eles esperado.”

Já a coordenadora de Engenharia de Produção, Leila Medeiros Santos, destacou:  “ Os momentos dos encontros foram ricos de informações sobre os cursos a que nossos alunos pertencem, tanto no sentido da relevante interação promovida nos dois dias de palestras, como  pela qualidade das exposições de experiências dos profissionais convidados, culminando com uma mesa redonda bastante produtiva.” Segundo as duas coordenadoras, as exposições e os depoimentos dos envolvidos nos eventos causaram-lhes satisfação, segundo manifestação espontânea dos participantes.