PRÁTICAS FORMATIVAS

As Práticas Formativas são atividades complementares que ilustram e agregam mais conhecimentos aos conteúdos teóricos vistos em sala de aula. Podem ser interdisciplinares de um mesmo curso, de cursos aparentados ou de cursos que fornecem disciplinas com conteúdos transversais de cultura geral. Por outro lado, os estudantes precisam comprovar a participação em atividades acadêmicas científico-culturais, mais conhecidas como atividades complementares componentes do conjunto de disciplinas da grade de um curso.

Semestralmente, a Coordenação do curso de Direito prepara um breve relato das Práticas Formativas realizadas pelos professores de semestres períodos diversos. Em seguida, encaminha releases com comprovações fotográficas e, em alguns casos, com depoimentos de alunos e de professores para a Assessoria de Comunicação da FANESE produzir a matéria e inserir no portal da faculdade. Neste segundo semestre de 2019, entre as palestras proferidas por autoridades competentes no domínio de seus conhecimentos, sobre temas previamente selecionados pelos professores junto aos coordenadores do curso, seis se destacaram.

No dia 28 de setembro, as turmas da professora Luciana Gualda assistiram à exposição do professor Doutor Maurim Falcão sobre Direito, Estado, Tributação e Desenvolvimento; No dia 6 de novembro, a turma de Direito Constitucional I, do professor Edson Oliveira Souza, assistiu à exposição Anderson Santana dos Santos sobre (In)Constitucionalidade na mitigação do Direito de propriedade e a mediação de conflitos agrários em Sergipe. E, no dia 8, também de novembro, os alunos das turmas de Direito Administrativo I e II, do professor Alessandro Buarque Couto puderam assistir a uma palestra sobre A Magistratura Federal, ministrada pelo Juiz Federal Dr. Gilton Batista Brito.

No dia 09 de novembro, os professores Edson Oliveira e Patrícia Cáceres premiaram os alunos do curso com duas palestras, cujos expositores prenderam a atenção dos quase 400 discentes presentes. O objetivo foi cientificar os discentes da graduação e da pós-graduação da FANESE sobre Seguridade Social e Direito Econômico. Os palestrantes foram Edson Oliveira da Silva, doutorando em Direito Civil e Augusto Carneiro Magalhães, pós-graduado em Direito Civil e Master Coach na área financeira. Os temas específicos das palestras, foram, respectivamente, pela ordem de apresentação acima: 1ª.) Seguridade Social – o que mudou? como proceder agora? quais os desafios?; 2ª.) Direito Econômico – oportunidades de capitalização diante do cenário econômico atual.

Os alunos de Direito confessaram ao coordenador Dr. Marcel Ramos, à Assistente da Coordenação Dra. Patrícia Cáceres e aos professores promotores das palestras do semestre a satisfação de terem presenciado e participado, com levantamento de questões pertinentes aos assuntos proferidos, durante as palestras deste semestre.