Roda de Conversa sobre produção científica

No dia 14/11 (quinta-feira), no Bloco A da FANESE, a Comissão de Eventos do curso de Ciências Contábeis, com o apoio da Coordenação deste curso, realizou o evento Roda de Conversa sobre Produção Científica, um momento para apresentar aos discentes as infinitas possibilidades de crescimento profissional e pessoal com a realização e publicação do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e artigos futuros. O objetivo geral do projeto original deste evento foi: Proporcionar aos discentes do curso de Ciências Contábeis da FANESE, um melhor entendimento com relação a pesquisa no curso de Ciências Contábeis.

Disciplinas acadêmicas preparatórias para a produção científica não são bem recebidas, via de regra, pelos alunos. Isso ocorre, às vezes, por falta de uma ponte entre o que estudaram, em termos de primeiros passos de iniciação científica, no ensino médio, e o aprofundamento prático da conduta nas pesquisas acadêmicas, de teor mais sistemático e rigoroso. Outra razão pode ser o fato de que eles preocupam-se, também, com as Normas Técnicas da ABNT para formatarem o TCC. Há uma saída: que os alunos já façam pesquisa sistemática e com formatação um semestre após terem estudado Metodologia Científica, até o final do curso.

Participaram, deste acontecimento: a Pós-Doutora Simone Silveira Amorim, responsável pelo Grupo de Pesquisa – GEPES, também professora do Mestrado e do Doutorado da UNIT; a professora Mestra Nadielli Galvão, da UFS; e Genisleide Santana, egressa da FANESE, que teve o TCC publicado na Revista Brasileira de Contabilidade. Cada uma contou um pouco de suas experiências, histórias para motivar os alunos e fazê-los mudar o olhar para a Pesquisa Científica.

Para a professora mestra Gilvânia Andrade, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, “Se apenas um aluno dos presentes, nesta roda de conversa, conseguir mudar sua relação com a pesquisa, eu já considero ter atingido o objetivo deste evento.”