Alunos de Engenharia de Produção no ENADE- 2019

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos concluintes e candidatos a concluintes de cursos de graduação, com relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação, incluindo-se o domínio de conhecimento da conjuntura atual, com relação à realidade brasileira e mundial. Trata-se de uma prova obrigatória, havendo a necessidade de que o aluno esteja em situação regular para o exame, o que deve constar no histórico escolar dele. Os alunos que farão o exame, neste ano, são aqueles que já completaram 80% do curso, o que significa pertencerem ao 8º, 9º e 10º períodos.

Na manhã do dia da prova, 24 de novembro, uma tenda, armada pela FANESE para seus alunos preparados, esteve muito animada, em um momento ímpar de descontração, uma espécie de congraçamento prévio pela expectativa do sucesso esperado. A coordenadora do curso de Engenharia de Produção, professora Leila Medeiros Santos e os professores Albérico Ferreira, José Paulo de Andrade, Carlos Frederico, Heloísa Rodrigues, Laís Barbosa e Marcos Aguiar mantinham um clima de autoestima para os alunos, o que aumentou a motivação deles para um ótimo desempenho no Exame.

Na saída dos alunos, notou-se, no semblante de cada um, uma demonstração de plena satisfação pela performance durante resolução das questões, confessada por Jean Lucas Monteiro, Bruna Gomes, Samara Vasconcelos e Adilton Andrade. A professora Leila, bastante feliz com as declarações afirmativas sobre o desempenho dos alunos, destacou: “O nosso estado de satisfação é um reflexo de uma expectativa positiva construída nas oficinas e nos simulados, quando os professores do curso abasteceram muito bem o repertório possível do conteúdo do Exame. No mais, louvamos o sucesso do curso de Engenharia de Produção da FANESE a partir do excelente empenho desprendido pelos alunos, para a obtenção do sucesso de todos nós.”