FANESE em mais uma versão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Durante o mês de outubro, ocorreu mais uma Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Semana SNCT, versão 16ª, evento criado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em 2004 com objetivos de promover, divulgar e popularizar a ciência e a tecnologia em todo o país. Neste ano, como sempre, a FANESE não poderia deixar de participar, uma vez que esteve em todas as versões. Sendo assim, foram realizadas palestras e participação em eventos dentro e fora de nossa instituição.

No dia 06, a profa. Dra. Heloísa Thaís Rodrigues de Souza proferiu uma palestra, cujo tema foi Tecnologias Sociais: estratégias para desenvolvimento sustentável. O professor Me. Bento Francisco dos Santos Júnior tratou do tema Nanotecnologia Sustentável e suas Aplicações. Estas palestras foram elaboradas de acordo com o tema central desta 16ª SNCT, que versou sobre, Bieconomia: diversidade, riqueza, e desenvolvimento sustentável. Ao final das palestras, alunos e professores presentes levantaram questionamentos de ordem epistemológica, a exemplo das consequências da Nanotecnologia presente na Biotecononia.

Além disso, o professor Bento Francisco proferiu, também, uma palestra para os alunos do 3º ano do Colégio São Paulo COC by Pearson, onde explanou sobre o tema Nanotecnologia e suas Aplicações nos Dias Atuais. Bento apresentou conhecimentos sobre a Nanotecnologia, com uma didática lúdica, destacando e demonstrando o quanto que ela se encontra presente, em praticamente, tudo a nossa vida, em qualquer atividade e em qualquer lugar. Segundo Bento, “A Nanotecnologia tem que ser mostrada de tal maneira, com uma linguagem e com demonstrações lúdicas para alunos e demais membros da sociedade, capazes de despertar maior interesse em termos de conhecimento e de usufruto dessa importante área da tecnologia atual. Isto se justifica, porque eles já lidam, o tempo todo, com os produtos baseados na Nanotecnlogia e a desconhecem, a exemplo, entre outros, de televisores de OLED, telefones celulares, próteses dentárias.