Ranking dos Alunos Usuários da Biblioteca da FANESE: empréstimos de livros

Anualmente, a Biblioteca Dra. Celuta Maria Monteiro Freitas, da FANESE, faz um levantamento dos alunos que mais tomaram emprestado livros para suas pesquisas. Juntamente com a campanha de incentivo ao alunado para o acesso aos vídeos aulas, esses dois assuntos levam a bibliotecária Lícia de Oliveira a preocupar-se com essas informações, a partir dos dados registrados no controle dos empréstimos.

Para Lícia, “No momento em que a FANESE se interessa em divulgar os nomes dos alunos que mais tomaram livros emprestados, por curso, este fato é motivador para que outros alunos tentem alcançar o mesmo patamar de conhecimentos agregados às aulas e de reconhecimento por parte da faculdade.”

O Ranking faz parte da programação do dia do Livro e Semana da Biblioteca, cuja comemoração aconteceu nos dias 04 e 05 de dezembro, nos períodos matutino e noturno, e a indicação dos vencedores foi feita a partir do número de livros que os alunos tomaram emprestado durante o ano.

Desde o dia do livro, a Biblioteca doou DVDs com videoaulas, com temas que ajudam na complementação e ilustração dos assuntos vistos em sala de aula. Esses vídeos atraem a atenção do público, levando a envolvê-lo com a Biblioteca, integrando pessoas, uma vez que todos são bem-vindos a este espaço integrador. Além disso, trata-se de um espaço de acesso democrático ao conhecimento.

Após a divulgação dos nomes, em banner (ver foto do banner com os nomes dos vencedores), a equipe da Bibiblioteca iniciou, no dia 11, a entrega de certificados aos alunos destacados, contando com a participação de coordenadores de cursos, que aceitaram o convite para o momento especial de entrega dos referidos certificados aos seus alunos.  Os coordenadores presentes enalteceram todos os alunos que servem de exemplo e de motivação para toda a comunidade acadêmica.

O desafio atual para o incentivo à leitura é promover o interesse dos alunos pela leitura, levando-se à ampliação da procura na Biblioteca, segundo Lícia, acrescentando: “A Biblioteca busca adequar seu acervo, oferecendo materiais diversificados que englobem os mais atualizados suportes informacionais, despertando a curiosidade e o interesse de nossos usuários, motivando-se a melhoria da diversidade de obras escritas e renovando-se o acervo audiovisual e virtual.”