Audiências Simuladas e Júri Simulado

Dedicadas aos alunos das disciplinas ligadas às Práticas Jurídicas, a Coordenação do curso de Direito da FANESE ofereceu Audiências Simuladas, em sua primeira edição neste ano,e Júris Simulados. Por meio dessas atividades, o futuro advogado, além de receber, em sala de aula, orientações sobre o manuseio com as Leis, também aprende, nas simulações forenses, a portar-se em audiências e júris.

O objetivo geral dos projetos de Audiências Públicas e Júris Simulados é promover a prática jurídica no ambiente acadêmico, enquanto que o principal objetivo específico é o de criar mecanismos didáticos que facilitem o contato dos discentes com a prática forense. A professora Patrícia Cáceres, assistente de atividade acadêmica do curso de Direito, destacou o interesse dos futuros advogados, “[…] que buscaram, com este evento, ganhos significativos em experiência e aprendizagem, que aumentam a capacidade de conduzir audiências e júris, de forma competente.”

O professor Marcel Ramos, coordenador do curso, salientou o fato de que “A implantação de Audiências Públicas, inova no aperfeiçoamento das disciplinas de Práticas Jurídicas, nesta primeira edição. Trata-se de um diferencial pedagógico que agrega novos valores positivos à excelente qualidade do curso de Direito da FANESE, já bastante reconhecido em nossa sociedade.”

Nos Júris Simulados, não só alunos dos professores promotores da prática atuam como personagens nos julgamentos, como alunos de outros períodos, assistem, atentos, ao desenvolvimento dos procedimentos. Os processos selecionados são apresentados aos alunos atores com antecedência, para que todos possam estudar, entender os casos e assumir os seus papéis, como testemunhas, juiz, promotor, advogado de defesa, entre outros personagens.

Assim, no período de 24 de setembro a 29 de outubro, turnos manhã e noite, no auditório do Bloco A, o coordenador do projeto das Audiências Públicas, professor da disciplina Prática Jurídica III, Sérgio  Ricardo Sousa Bezerra ofereceu aos seus alunos, a primeira edição desse projeto, despertando especial interesse e motivação de seus discípulos.

Já nos dias 18 e 19 de novembro, também nos turnos manhã e noite, no auditório do Bloco A,  foi a vez da realização da terceira edição do Tribunal do Júri Simulado, promovido pelo professor Ivis  Melo de Souza para seus alunos de Direito Penal e de Direito Processual Penal.

O esmerado empenho do professor contribuiu bastante para o ótimo desempenho dos alunos atores.