A FANESE

A Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – FANESE é uma instituição de ensino superior instituída pela Portaria n° 2.246/MEC, de 19 de dezembro de 1997, tendo como início de suas atividades acadêmicas o segundo primeiro letivo de 1998, com 21 anos de existência, portanto. O propósito de seus idealizadores, com a criação da instituição, foi contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Sergipe e do país através da oferta de uma educação de qualidade.

Por ocasião do início de suas atividades acadêmicas, o curso de graduação bacharelado em Administração foi o primeiro a ser ofertado pela FANESE. Posteriormente, em 2000, foram instituídos os cursos de bacharelados em Engenharia de Produção e em Ciências Contábeis e, em 2007, o bacharelado em Direito. Já no ano de 2016, a FANESE passou a oferecer mais dois cursos na modalidade bacharelado, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, que se juntaram aos quatro existentes.

Na modalidade de graduação superior tecnológica, surgiram, entre 2005 e 2014, os cursos de Marketing, Processos Gerenciais, Logística, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Tecnologia da Informação, Sistemas para Internet e Rede de Computadores.

Todos os cursos são reconhecidos com notas entre 4 e 5 pontos, numa escala, estabelecida pelo MEC, que varia entre o mínimo de 1 e o máximo de 5 pontos.

Na pós-graduação, a FANESE acumula significativo conhecimento técnico e pedagógico. As ações de pós-graduação tiveram início antes da criação da Faculdade, mediante convênio com a Fundação Getúlio Vargas, nomeando a instituição como pioneira no desenvolvimento de cursos de pós-graduação “Lato Sensu” em Sergipe.

Esta atividade vem sendo amplamente desenvolvida, tendo um peso substancial no contexto das ações educacionais da instituição. São mais de 25 cursos oferecidos, distribuídos nas seguintes áreas: Administração e Negócios, Comunicação e Marketing, Contabilidade e Finanças, Engenharia e Meio Ambiente, Direito, Educação, Informática e Gestão em Saúde.

Outras parcerias transitórias foram consolidadas, a exemplo da que foi realizada, entre 2003 e 2004, com a Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, para a execução de um curso de mestrado em Direito. Há quase 15 anos, a FANESE mantém uma parceria importante com o Instituto Luiz Flávio Gomes (LFG) de São Paulo, para ministrar cursos on-line na área de Direito, objetivando qualificar profissionais desta área para concursos, exames da OAB e do ENADE.

Recentemente, a FANESE foi credenciada em caráter provisório, para o funcionamento do ensino na modalidade a Distância (EAD), tendo sido autorizados, inicialmente, os cursos de Administração, Marketing e Processos Gerenciais. Este credenciamento é fruto da credibilidade e do know-how, adquiridos ao longo dos anos, nas disciplinas online e da qualidade do ensino reconhecido pelos indicadores do Ministério da Educação.

VISÃO

Ser um centro educacional de impacto econômico e social.

MISSÃO

Promover ações efetivas de educação superior de qualidade, com uma concepção humanística, holística e empreendedora, na formação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, em sintonia com as transformações sociais e as exigências do mercado.

VALORES

Oferta de serviços educacionais de qualidade;

Respeito ao ser humano e às diversidades;
Ética e responsabilidade socioambiental;
Compromisso com as comunidades interna e externa;
Busca contínua pela atualização, aperfeiçoamento e inovação.

LOCALIZAÇÃO

Atualmente, a FANESE desenvolve suas atividades educacionais no Campus Edgar Freitas, no Bairro Industrial, em Aracaju/SE, onde funcionam todos os cursos de graduação superior (bacharelados e tecnológicos), além de todos oferecidos pela Pós-graduação.

As instalações da instituição são dotadas de infraestrutura moderna, que atendem não somente às exigências avaliativas do MEC, mas, sobretudo, oferecendo condições de comodidade para o atendimento das reais necessidades de sua comunidade acadêmica. Neste contexto, inserem-se: acervo bibliográfico e laboratórios de qualidade superior, sistema atualizado de informatização, duas áreas de convivência estudantil, estacionamento para seu público administrativo e acadêmico, além de acesso para portadores de deficiência física, além de refrigeração das salas de aula, do Núcleo de Prática Jurídica, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, das salas administrativas e de reuniões, dos dois auditórios, e de outros ambientes de apoio técnico e docente.

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

A FANESE tem como mantenedora a Associação de Ensino e Pesquisa “Graccho Cardoso”, pessoa jurídica de direito privado, na forma de sociedade de quotas com fins lucrativos. De acordo com seu Regimento Geral, a instituição está organizada através de um sistema de Administração Superior, sob o comando do presidente da mantenedora e diretor geral da mantida, com as seguintes unidades: 02 Conselhos Superiores, sendo 01 de Administração Superior (CAS) e outro de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE); duas coordenações, uma acadêmica e outra administrativa e as coordenações de curso com seus colegiados. Uma Assessoria de Comunicação (ASCOM), que cuida da publicidade da instituição e de seus eventos.

O CAS é o órgão máximo da Instituição. Tem caráter consultivo, normativo e deliberativo em matérias administrativas e acadêmicas, em última instância. É composto por 09 membros representativos da comunidade acadêmica, tendo como presidente o diretor geral e, como vice, o coordenador administrativo da instituição.

Do mesmo modo, o CEPE é um órgão deliberativo, consultivo e normativo de caráter técnico, com especificidade na área acadêmica. Também é constituído por 09 membros representativos da comunidade acadêmica, tendo o diretor geral como presidente e, como vice, o coordenador acadêmico.

O Perfil do Bom Professor | O Perfil do Bom Coordenador de Curso>

CORPO DIRETIVO

Diretor Geral
Ionaldo Vieira Carvalho

Coordenador Administrativo da Graduação
André Monteiro Freitas

Coordenadora Administrativa da Pós-graduação
Barbara Monteiro Freitas

Coordenador Acadêmico
José Albérico Gonçalves Ferreira


Parceiros

Convênios