Acessibilidade

A Comiss茫o de Acessibilidade da FANESE 茅 um 贸rg茫o colegiado composto por representantes dos corpos diretivo, docente, discente, t茅cnico-administrativo e do N煤cleo de Apoio Psicopedag贸gico/NAP.

Foi institu铆do, originalmente, por meio da portaria do n潞 10, de 23 de mar莽o de 2017 do Diretor Geral, considerando a necessidade de aprimoramento relativo ao atendimento de demandas de acessibilidade, fomentando o desenvolvimento de pr谩ticas compat铆veis com a necessidade de melhor atendimento 脿s pessoas com dificuldades de acesso a ambientes f铆sicos e pedag贸gicos da FANESE.

A Comiss茫o tem papel consultivo e deliberativo nos assuntos que incluem acessibilidade em todo o campus da FANESE, tanto em termos f铆sicos, visando a elimina莽茫o de barreiras arquitet么nicas, como em quest玫es de ordem pedag贸gica e atitudinal na faculdade.

Nesse contexto, s茫o atribui莽玫es da Comiss茫o:

I- Encontrar meios para garantir, nos limites da legisla莽茫o em vigor, as condi莽玫es de acesso, perman锚ncia e conclus茫o do curso superior de pessoas portadora de algum tipo de defici锚ncia;

II- Decidir sobre as demandas de pessoas portadoras de defici锚ncia protocoladas na Secretaria Geral;

III- Programar e apresentar a莽玫es de orienta莽茫o e capacita莽茫o para docentes e t茅cnico 鈥 administrativos, a fim de atuarem junto aos acad锚micos portadores de alguma defici锚ncia;

IV- Promover e difundir a cultura da acessibilidade na comunidade acad锚mica.

Membros que comp玫es a comiss茫o:

I- Jos茅 Alb茅rico Gon莽alves Ferreira, representante do corpo diretivo;

II- Antonina Gallotti Lima Le茫o, representante dos docentes;

III- Marta de Lima Leite, representante dos t茅cnico-administrativos;

IV- Alessandra Nunes Nascimento, representante dos alunos;

V- Analice N贸brega de Oliveira Bento, representante do N煤cleo de Apoio Psicopedag贸gico;

Principais a莽玫es realizadas em 2017:

鈥 Atividades art铆stico-culturais alusivas ao Dia do Surdo;
鈥 Inspe莽茫o dos banheiros em todos os andares;
鈥 Revis茫o dos adesivos de atendimento priorit谩rio e assentos especiais para cadeirantes;
鈥 Ajustes no piso t谩til;
鈥 Comunica莽茫o em braile e mapa t谩til;
鈥 Palestra de orienta莽茫o aos Professores e T茅cnico-Administrativos sobre a aten莽茫o ao aluno portador de defici锚ncia;
鈥 Instala莽茫o de softwares de acessibilidade em computadores da Biblioteca;
鈥 Aquisi莽茫o de lupas de amplia莽茫o de textos;
鈥 Ajustes no site, incrementando ferramentas de acessibilidade;
鈥 Doa莽茫o de equipamentos eletr么nicos ao Instituto dos Surdos de Sergipe 鈥 IPAESE.