O Perfil de um bom coordenador de curso

Ionaldo Vieira Carvalho*


Um dos problemas que vem se acentuando
na gest茫o das organiza莽玫es empresariais 茅 a defici锚ncia de m茫o-de-obra
qualificada. E esta quest茫o, pelas suas especificidades, parece estar ainda
mais presente nas organiza莽玫es educacionais.

No 芒mbito das institui莽玫es de ensino superior, o d茅ficit de m茫o-de-obra qualificada se manifesta nos quadros docentes, nos cargos de dire莽茫o acad锚mica e, principalmente, nas coordena莽玫es de curso.

Por se tratar de gest茫o
de curso superior, exige-se de um coordenador, al茅m das habilidades
convencionais de um gestor, ampla experi锚ncia acad锚mica de n铆vel superior, vis茫o
da qualidade do egresso para o mercado de trabalho, conhecimento da legisla莽茫o
e da funcionalidade da educa莽茫o superior no pa铆s e sensibilidade quanto 脿
ess锚ncia de um projeto pedag贸gico de curso. Em termos de alcance de resultados
satisfat贸rios de avalia莽茫o do MEC, ele deve
gerenciar todo processo de constru莽茫o do CPC e do ENADE.  Com tais exig锚ncias, fica evidente, portanto,
a dificuldade que se tem em encontrar profissionais com este perfil.

Sem a pretens茫o de querer,
aqui, esgotar as virtudes que identificam este tipo de profissional, de um modo
geral, seguem as principais caracter铆sticas de um bom coordenador de curso:

Ser bom professor 茅
atributo indispens谩vel para o gerenciamento racional de um quadro docente, de
modo a obter o melhor resultado poss铆vel em termos de qualidade para o curso
que gerencia. O gestor deve possuir ascend锚ncia e exercer lideran莽a sobre os
docentes do seu colegiado de curso, fazendo com que estes sejam ass铆duos 脿s
reuni玫es e executem as diretrizes da pol铆tica de ensino, em particular da
institui莽茫o a que pertence;

Ter amplo conhecimento da
estrutura da matriz curricular e do Projeto Pedag贸gico do curso, sendo,
portanto, capaz de compreender os aspectos metodol贸gicos do curso, das
disciplinas instrumentais b谩sicas, das profissionalizantes e das complementares
na forma莽茫o do perfil do profissional que pretende formar. Aliado a tais
conhecimentos, 茅 preciso ter a consci锚ncia de que, com qualidade, 茅 essencial
que os conte煤dos das disciplinas cheguem at茅 os alunos;

脡 fundamental a intera莽茫o
com alunos e com os docentes, criando um clima de motiva莽茫o e otimismo no seu
curso. Estar atento diante da exist锚ncia de distor莽玫es administrativas que,
direta ou indiretamente, possam afetar de maneira negativa a qualidade do curso
que gerencia, assumindo, assim, a condi莽茫o de hol铆stico diante de cen谩rios
desta natureza, comunicando o fato ao diretor geral, ou a quem 茅 de direito, para
a decis茫o quanto 脿 solu莽茫o que o problema requer;

Al茅m de tais
caracter铆sticas, 茅 atributo do bom coordenador de curso ser um pol铆tico
habilidoso e respons谩vel. Desta forma, o uso do bom senso e da maturidade se
constitui numa esp茅cie de ferramenta importante para a solu莽茫o de conflitos
acad锚micos e administrativos, n茫o permitindo que tais problemas cheguem ao
coordenador acad锚mico ou ao diretor geral para a sua competente solu莽茫o, fato
que se configuraria no descumprimento de suas fun莽玫es e das compet锚ncias
claramente delegadas pela institui莽茫o;

O bom coordenador de
curso deve ter a consci锚ncia de que o curso de gradua莽茫o que gerencia n茫o 茅 unidade
isolada da institui莽茫o de ensino superior. Ao contr谩rio, 茅 parte integrante de
um todo. E, assim, as decis玫es que, direta ou indiretamente, t锚m implica莽玫es
com o incremento de despesas, devem, necessariamente, levar em conta o
princ铆pio da qualidade, da produtividade e da sustentabilidade econ么mica e
financeira da institui莽茫o. Para isso, precisa ser um entusiasta do curso que gerencia,
n茫o medindo esfor莽os n茫o s贸 em zelar pela sua qualidade, como pela constante
busca de novos alunos, ou seja, acima de tudo, deve ser um bom vendedor indireto
do seu curso;

脡 importante ter a
convic莽茫o de que o curso que gerencia n茫o deve ser desenvolvido, apenas, nos moldes
tradicionais do puro academicismo da sala de aula. Ao contr谩rio desta postura, deve
ter a consci锚ncia de que o pragmatismo do mundo real deve ser um fundamento importante
a fazer parte da sala de aula. Em fun莽茫o deste princ铆pio, o coordenador de
curso precisa procurar executar, com racionalidade, as diretrizes da
institui莽茫o quanto ao desenvolvimento das atividades relacionadas 脿s visitas
t茅cnicas dos docentes com seus alunos a organiza莽玫es empresariais, bem como do
recrutamento de novos docentes com base na experi锚ncia acad锚mica e profissional.
Neste sentido, o bom coordenador de curso n茫o usa de paternalismo para o
recrutamento de seus docentes. Ao contr谩rio, procura priorizar a meritocracia,
visando 脿 ess锚ncia da qualidade do seu curso;

O bom coordenador de
curso tem controle sobre seus poss铆veis desvios de personalidade. Assim, sabe
trabalhar em grupo e executa, com sabedoria, o princ铆pio da solidariedade,
defendendo o curso que gerencia, sem deixar de respeitar os benef铆cios dos
demais cursos, na cren莽a de que o mais importante 茅 o interesse maior da
institui莽茫o;

Com o uso do bom senso, esse
profissional sabe extrair as virtudes dos docentes do seu curso atrav茅s da
aloca莽茫o de disciplinas que estes, efetivamente, dominam e sabem ministrar. Com
tal percep莽茫o, o n煤mero de disciplinas e a carga hor谩ria semestral de cada
docente devem ser compat铆veis, tanto com a real disponibilidade do seu tempo,
quanto da capacidade t茅cnica de execu莽茫o. Ou seja, os docentes devem ser
capazes de agregar o m谩ximo benef铆cio poss铆vel 脿 qualidade do curso, e,
consequentemente, 脿 realiza莽茫o profissional dos alunos;

O bom coordenador de
curso 茅 capaz de, ao longo de cada semestre letivo, acompanhar e avaliar a a莽茫o
dos seus docentes, com rela莽茫o 脿 execu莽茫o da oferta do curso, com a consci锚ncia
do n铆vel de qualidade com que os programas das disciplinas est茫o sendo executados;

Enfim, o verdadeiro
coordenador de curso, al茅m de ter bom relacionamento com os demais
coordenadores de curso e com a comunidade acad锚mica em geral, est谩 sempre
sintonizado com o sistema de avalia莽茫o do MEC, em rela莽茫o ao Projeto Pedag贸gico
do seu curso. Deve ser humilde em suas atitudes, junto aos colegas de trabalho
e estar, sempre, aberto ao di谩logo e disposto a fazer ren煤ncia, principalmente,
quando este ato se reveste em benef铆cio para a institui莽茫o e sua comunidade
acad锚mica. Um coordenador de curso despreparado para o exerc铆cio dessa fun莽茫o 茅
a nega莽茫o de tudo o que aqui foi escrito.


* O autor 茅 docente aposentado da Universidade Federal de Sergipe e diretor geral da FANESE