Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

  • Curso

    Humanas

INFORMA脟脮ES GERAIS
O Curso da FANESE

A FANESE possui um corpo docente composto por professores especialistas, mestres e doutores da 谩rea de Arquitetura e Urbanismo. Promove visitas t茅cnicas, aulas pr谩ticas nos seus laborat贸rios pr贸prios, possui conv锚nio com a empresa Pearson (laborat贸rios virtuais) e com o SENAI/SE para realiza莽茫o de aulas pr谩ticas do conte煤do do curso. O curso 茅 do tipo bacharelado e dura em m茅dia cinco anos. Nele, o aluno aprende a organizar e projetar espa莽os externos e internos, levando em considera莽茫o crit茅rios de conforto, est茅tica e funcionalidade. O curr铆culo mescla disciplinas de Ci锚ncias Exatas e Humanas. A maior parte da carga hor谩ria do curso 茅 composta por aulas pr谩ticas. Para se formar 茅 necess谩rio fazer um est谩gio e apresentar um Trabalho de Conclus茫o de Curso (TCC).

Informa莽玫es Gerais

A Arquitetura existe desde que o homem sentiu a necessidade de ter um teto para se abrigar e se proteger. O curso de Arquitetura une a forma莽茫o art铆stica e humana com disciplinas exatas, como Engenharia, Matem谩tica e C谩lculo. O principal objetivo do arquiteto 茅 planejar, projetar e desenhar os espa莽os urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Para isso, leva em conta os aspectos t茅cnicos, hist贸ricos, culturais e est茅ticos do meio ambiente. A profiss茫o de arquiteto 茅 regulamentada. Para exerc锚-la 茅 obrigat贸rio possuir diploma de bacharel em Arquitetura emitido por curso superior reconhecido pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da regi茫o onde atua.

Mercado de Trabalho

As grandes cidades brasileiras t锚m uma grande demanda por habita莽茫o, infraestrutura e obras de mobilidade, o que abre boas oportunidades para o profissional da 谩rea. Os principais empregadores do arquiteto s茫o empresas do setor p煤blico, respons谩veis por obras de infraestrutura e urbaniza莽茫o, e construtoras e incorporadoras. No entanto, cada vez mais empresas de outros segmentos procuram o profissional. Apesar da maior parte das oportunidades est谩 no Sul e Sudeste, o Nordeste tem se desenvolvido muito nessa 谩rea oferecendo grandes oportunidades, al茅m das obras de infraestrutura, o mercado no litoral continua crescendo gra莽as ao turismo. Nos 煤ltimos 20 anos, as grandes cidades brasileiras t锚m atra铆do cada vez menos popula莽玫es e, em alguns casos, tem ocorrido refluxo migrat贸rio, provocado, em parte, pela emigra莽茫o da ind煤stria para regi玫es de for莽a de trabalho mais barata como 茅 o caso do Nordeste do Brasil. Esta regi茫o tem experimentado nos 煤ltimos anos consider谩vel incremento no dinamismo de sua estrutura econ么mica, resultado da combina莽茫o de dois elementos: grandes investimentos p煤blicos e privados e programas de transfer锚ncia de renda, de edi莽茫o do Governo Federal, que concretizam uma pol铆tica p煤blica espec铆fica de combate 脿 pobreza.

Campo de Atua莽茫o
  • O bacharel em Arquitetura e Urbanismo da FANESE, al茅m de atuar na 谩rea de edifica莽玫es, estes profissionais tamb茅m podem trabalhar com paisagismo, cenografia, conserva莽茫o e preserva莽茫o de patrim么nios hist贸ricos e culturais, design gr谩fico, al茅m de projetar produtos como m贸veis e utens铆lios. Ao lado do engenheiro, o egresso em arquitetura e urbanismo acompanha a constru莽茫o e gerencia os custos e a m茫o de obra. Atua nas etapas finais da obra. Se preferir trabalhar como urbanista, sua tarefa passa a ser planejar o crescimento de cidades e bairros. Tamb茅m desenha objetos e elabora placas de sinaliza莽茫o e logotipos.
Diferencial do Curso
  • O curso de Arquitetura e Urbanismo da FANESE tem como fundamento 鈥渁ssegurar a forma莽茫o de profissionais arquitetos e urbanistas com vis茫o generalista, aptos a compreender e traduzir as necessidades de indiv铆duos, grupos sociais e comunidade, com rela莽茫o 脿 concep莽茫o, organiza莽茫o e constru莽茫o dos espa莽os externos e internos, abrangendo o urbanismo, a edifica莽茫o, o paisagismo, bem como a conserva莽茫o e a valoriza莽茫o do patrim么nio constru铆do, prote莽茫o do equil铆brio ambiental natural e a utiliza莽茫o racional dos recursos dispon铆veis鈥 (UIA/UNESCO. Charter for Architectural Education. UIA/PROGRAM EDUCATION, 1999), atendendo os princ铆pios de sustentabilidade ambiental. Diferenciamos-nos pela experi锚ncia em Educa莽茫o Superior, atestada pelas avalia莽玫es do MEC, onde obtivemos pelo terceiro ano consecutivo a maior nota (IGC continuo), entre as institui莽玫es de ensino superior de Sergipe.

 

O futuro est谩 nas suas m茫os.
Seja FAN! fa莽a parte da nossa hist贸ria.
Informa莽玫es do Curso
  • Inicio : 06/02/2024
  • Turno : Noite
  • Enade : SC
  • CC : SC
  • CPC : 5
  • Carga Hor谩ria : 3765 horas.
  • Dura莽茫o : 5 anos
  • Portaria: N潞 96 de 01/04/2016 鈥 Autoriza莽茫o
Coordenador do Curso
Elso de Freitas Moisinho

E-mail: elsofilho@fanese.edu.br

D煤vidas sobre o curso?

Central de Atendimento:

79 31420970

Pular para o conte煤do