O Que 茅?

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An铆sio Teixeira (INEP), a Avalia莽茫o Institucional 茅 um dos componentes do Sistema Nacional de Avalia莽茫o da Educa莽茫o Superior (Sinaes) e est谩 relacionada: 脿 melhoria da qualidade da educa莽茫o superior; 脿 orienta莽茫o da expans茫o de sua oferta; ao aumento permanente da sua efic谩cia institucional e efetividade acad锚mica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das institui莽玫es de educa莽茫o superior, por meio da valoriza莽茫o de sua miss茫o p煤blica, da promo莽茫o dos valores democr谩ticos, do respeito 脿 diferen莽a e 脿 diversidade, da afirma莽茫o da autonomia e da identidade institucional.

Ainda segundo o Instituto, a Avalia莽茫o Institucional divide-se em duas modalidades:

Autoavalia莽茫o 鈥 Coordenada pela Comiss茫o Pr贸pria de Avalia莽茫o (CPA) de cada institui莽茫o e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavalia莽茫o institucional da CONAES, consiste num procedimento interno cujo planejamento estrat茅gico consta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que determina que a institui莽茫o dispor谩 de uma comiss茫o pr贸pria de avalia莽茫o que, atrav茅s de reuni玫es ao longo de todos os semestres, planejar谩 os m茅todos que ser茫o utilizados para compor o processo de autoavalia莽茫o. Essa comiss茫o 茅 mais conhecida pela sua sigla: CPA.

A avalia莽茫o institucional 茅 fundamental para o desenvolvimento da FANESE e 茅 sempre revista e reelaborada, semestre a semestre, para evolu莽茫o dos seus processos e para garantia de maior efici锚ncia.

Avalia莽茫o externa 鈥 Realizada por comiss玫es designadas pelo INEP, a avalia莽茫o externa tem como refer锚ncia os padr玫es de qualidade para a educa莽茫o superior expressos nos instrumentos de avalia莽茫o e os relat贸rios das autoavalia莽玫es. O processo de avalia莽茫o externa independe de sua abordagem e se orienta por uma vis茫o multidimensional que busque integrar sua natureza formativa e de regula莽茫o, numa perspectiva de globalidade.

A legisla莽茫o federal que prev锚 a cria莽茫o e o papel da CPA 茅 a Lei do Sistema Nacional de Avalia莽茫o da Educa莽茫o Superior (SINAES), Lei n潞 10.861 de 14 de abril de 2004.

REGULAMENTO

A Comiss茫o Pr贸pria de Avalia莽茫o (CPA) 茅 regulamentada, internamente, pela Resolu莽茫o n潞 01/CAS de 14 de abril de 2008, e as suas atividades seguem os par芒metros estabelecidos pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, em especial pelo artigo 11 e seguintes.

COMPOSI脟脙O

Conforme a portaria n潞 44 de 2019, a composi莽茫o da Comiss茫o Pr贸pria de Avalia莽茫o, bem como da sua secretaria executiva 茅 a seguinte:

Composi莽茫o da CPA*

Representantes dos professores: Analice N贸brega Oliveira Bento (coordenadora da CPA); Jos茅 Ednilson Matos J煤nior; Erwin Henrique Menezes.s

Representantes dos discentes: Nayara Hariel Silva Prado, Helena de Jesus Gonzaga Correi, Generva Almeida Teixeira.

Representantes dos t茅cnico-administrativos: Larissa Ellen Freire Fortes (Secretaria EAD), Edla de F谩tima Sousa Evangelista (Biblioteca), L铆dia dos Santos Casini (Auxiliar Institucional).

Representantes da Sociedade Civil Organizada: Rodolfo de Fran莽a Alves (Funda莽茫o Mam铆feros Aqu谩ticos - FMA), Ionas Santos Mariano聽(Conselho Regional de Contabilidade - CRC), Jorge Luiz Cabral Nunes (Conselho Regional de Administra莽茫o - CRA).
(*) Mandato dos componentes da CPA: 02 anos

Composi莽茫o da Secretaria Executiva(*)
I- Analice N贸brega Oliveira Bento (coordenadora da CPA); II - Alessandra聽Concei莽茫o Monteiro Alves (Assessoria pedag贸gica); III - Robson Luiz de Melo Souza (representante do N煤cleo de Pr谩tica Jur铆dica); V - Ilnara de Jesus Santos Vital (Secretaria Geral da Gradua莽茫o); VI 鈥 Silv芒nia de Andrade Santana (Coordenadora Geral da P贸s-Gradua莽茫o); VII - Larissa Ellen Freire Fortes (Secretaria do EAD).
(*) Mandato dos membros da Secretaria Executiva: 04 anos.

Atribui莽玫es da CPA
> Avaliar o Relat贸rio da Autoavalia莽茫o elaborado pela Secretaria Executiva; > Prestar informa莽玫es 脿 dire莽茫o geral da institui莽茫o e aos 贸rg茫os federais de avalia莽茫o do ensino superior; > Zelar pelo cumprimento do disposto no regulamento interno da FANESE e da legisla莽茫o federal concernente 脿 avalia莽茫o do ensino superior; > Acompanhar, continuadamente, a execu莽茫o do processo de avalia莽茫o do ensino superior; > Emitir parecer conclusivo sobre o desempenho institucional.

Atribui莽玫es da Secretaria Executiva
> Divulgar as atividades do processo de autoavalia莽茫o; > Elaborar o relat贸rio de autoavalia莽茫o; > Divulgar os resultados do relat贸rio de autoavalia莽茫o para CPA; > Publicar os resultados do processo de cada avalia莽茫o realizada, para comunidade acad锚mica.

Instrumentos Avaliativos
Os m茅todos de autoavalia莽茫o adotados pela FANESE dividem-se em:
> Avalia莽玫es semestrais 鈥 que incluem as avalia莽玫es docentes feitas pelos alunos, as dos coordenadores feitas pelos professores, e as dos docentes feitas pelos coordenadores; > Avalia莽茫o anual 鈥 que 茅 a avalia莽茫o da institui莽茫o feita por professores e alunos; > Pesquisas setoriais sazonais de satisfa莽茫o voltadas ao p煤blico interno; > Relat贸rios da ouvidoria e do N煤cleo de Apoio Psicopedag贸gico 鈥 que s茫o realizadas atrav茅s da elabora莽茫o de relat贸rios de periodicidade cont铆nua, de ambos os setores, para planejamento de a莽玫es a partir dos resultados.
Dessa forma, a institui莽茫o coleta os dados de que necessita para a Comiss茫o Pr贸pria de avalia莽茫o dispor de subs铆dios suficientes ao planejamento de a莽玫es de melhorias institucionais. A participa莽茫o de toda a comunidade acad锚mica 茅 imprescind铆vel a esse processo.

Nesta se莽茫o s茫o apontados avan莽os e desafios a serem enfrentados pela FANESE, por eixo tratado no Relat贸rio de Autoavalia莽茫o Institucional consolidado em 2021. Procura-se evidenciar os avan莽os pr谩ticos em rela莽茫o ao que foi programado no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a partir do perfil e da identidade da IES. 


EIXO 1 - PLANEJAMENTO E AVALIA脟脙O INSTITUCIONAL


Em rela莽茫o ao eixo 1, que trata do planejamento e avalia莽茫o institucional, havemos de destacar os seguintes avan莽os em 2021:

* Execu莽茫o das a莽玫es previstas no PDI 2020-2023 no tocante a autoavalia莽茫o institucional, exceto a integra莽茫o dos processos de avalia莽茫o da p贸s-gradua莽茫o no Perseus, tal como 茅 feito na gradua莽茫o;

* Realiza莽茫o da pesquisa de Clima Organizacional com os t茅cnicos administrativos atrav茅s do Sistema Perseus;

* A maior seguran莽a que o Sistema Acad锚mico e Administrativo Perseus proporciona no gerenciamento das informa莽玫es da IES;

* H谩 portaria provis贸ria do MEC que autoriza o funcionamento da EAD e h谩 oferta dos cursos de Administra莽茫o, Tecnol贸gico em Marketing e Tecnol贸gico em Processos Gerenciais. A IES ainda aguarda a publica莽茫o da Portaria da Autoriza莽茫o Definitiva dos cursos EAD;

* Publica莽茫o da Renova莽茫o do Reconhecimento com a Portaria N潞 110 de 04 de fevereiro de 2021 publicada na se莽茫o 1, p谩gina 96, no DOU de 05 de fevereiro de 2021;

* A autoavalia莽茫o contempla os processos propostos pelo planejamento de autoavalia莽茫o institucional que consta no PDI e que vem sendo aprimorado semestre a semestre, como as pesquisas sobre a opini茫o da comunidade acad锚mica quanto ao retorno 脿s aulas presenciais;

* Percentual expressivo de participa莽茫o dos alunos, professores e coordenadores nas autoavalia莽玫es institucionais. N茫o obstante, a CPA continuar谩 trabalhando para aumentar ainda mais esses n煤meros;

* Resultados das avalia莽玫es s茫o divulgados no novo sistema acad锚mico (Perseus) para professores, discentes e coordenadores, e no hot site da CPA tamb茅m para alunos e membros da sociedade em geral, bem como atrav茅s de relat贸rios anal铆ticos divulgados 脿 dire莽茫o e aos colaboradores da institui莽茫o, em reuni玫es realizadas por setor;

* Reuni玫es entre coordena莽茫o e professor, individualmente, a respeito dos resultados das avalia莽玫es, com vista a valorizar os resultados positivos e estimular a melhoria dos resultados positivos;

* A莽玫es efetivas de capta莽茫o e reten莽茫o de alunos, realizadas pelo setor de marketing com campanhas de descontos ainda devido a momento pand锚mico, como campanhas espec铆ficas para portador de diploma e transfer锚ncia externa;

* Entrega de relat贸rios semestrais ao corpo diretivo da institui莽茫o, conforme havia sido projetado no relat贸rio anterior, garantindo maior participa莽茫o da CPA nos processos

decis贸rios institucionais;

* Decis玫es relacionadas a melhorias institucionais em pontos que passam pelo processo de avalia莽茫o institucional e docente s茫o tomadas a partir dos relat贸rios de autoavalia莽茫o;

EIXO 2 - DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL


Em rela莽茫o ao eixo 2, que trata do desenvolvimento institucional, abaixo se apresentam os avan莽os:

路 Resultados do Recredenciamento Institucional, do credenciamento do EAD, das autoriza莽玫es de cursos EAD e renova莽茫o do reconhecimento do curso de Engenharia de Produ莽茫o demonstraram significativo avan莽o no desenvolvimento institucional da FANESE, segundo a vis茫o do 贸rg茫o regulador expressa nos relat贸rios de avalia莽茫o externa;

路 A amplia莽茫o da oferta de cursos de p贸s-gradua莽茫o coerente com o PDI (2020-2023);

路 As pr谩ticas ou pol铆ticas de incentivo 脿 pesquisa, em especial a inicia莽茫o cient铆fica e o incentivo 脿 publica莽茫o, est茫o institucionalizadas, e h谩 incentivo e esfor莽o no sentido de promov锚-las. No entanto, a restri莽茫o financeira do exerc铆cio 2021 e a pandemia n茫o permitiu realizar incentivo dessa natureza para participa莽茫o de eventos externos ao estado de Sergipe. Por茅m, vale salientar que as disciplinas de Est谩gio Supervisionado Obrigat贸rio,

TCCs e Projetos Integradores s茫o, em conjunto, o maior motor do incentivo das pr谩ticas investigativas e de produ莽茫o cient铆fica na IES. Apesar disso, h谩 necessidade de se realizar esfor莽os ainda maiores, em especial no tocante 脿s a莽玫es ligadas ao NUPEF;

路 Em rela莽茫o 脿 coer锚ncia entre o PDI e as a莽玫es direcionadas 脿 diversidade, ao meio ambiente, 脿 mem贸ria cultural e ao patrim么nio cultural, bem como 脿 promo莽茫o dos direitos humanos e igualdade 茅tnico-raciais, as pr谩ticas t锚m atendido aos compromissos estabelecidos no PDI. As a莽玫es referentes a essas tem谩ticas foram realizadas eventos oline. Ainda assim, percebe-se que a IES se preocupa em intensificar essas a莽玫es e a CPA entende que isso 茅 necess谩rio;

路 A莽玫es voltadas 脿 extens茫o em processo de melhoria, especialmente, contando com portaria de institucionaliza莽茫o de procedimentos e incentivos. Apesar de n茫o ter existido projetos de extens茫o institulizados, aconteceram alguns projetos pontuais. No entanto, vale salientar que 茅 preciso avan莽ar no processo de mobiliza莽茫o de professores e alunos para a promo莽茫o dessas pr谩ticas;

路 Houve a publica莽茫o de editais de monitoria com 43 vagas, nos dois semestres do ano de 2021;

* A莽玫es de inclus茫o e acolhimento do aluno est茫o institucionalizadas, h谩 avan莽os importantes, h谩 a莽玫es dessa natureza sendo desenvolvidas na IES, no entanto, 茅 preciso avan莽ar ainda mais. Para minimizar o impacto do distanciamento social ocasionado pela pandemia, o NAP disponibilizou, semanalmente, material de apoio com dicas de sa煤de mental, de organiza莽茫o de rotina homeschooling, v铆deos de boas vindas, v铆deos de acolhimento, v铆deos com t茅cnicas de controle de ansiedade, dentre outros. Al茅m de promover uma Live em apoio a Campanha Mundial Setembro Amarelo;

EIXO 3 - POL脥TICAS ACAD脢MICAS


Em rela莽茫o aos avan莽os em termos de pol铆ticas acad锚micas da IES, em 2021, tivemos:

路 Reformula莽茫o da matriz curricular do curso de bacharelado em Engenharia de Produ莽茫o e Direito e dos cursos de gradua莽茫o tecnol贸gica em Sistemas para Internet, Rede de Computadores, Gest茫o de Tecnologia da Informa莽茫o;

路 Melhoria das encontros pedag贸gicos semestrais, adotando estrat茅gias de maior integra莽茫o e troca de experi锚ncias entre os professores, tomando como base os resultados das avalia莽玫es da CPA;

路 Treinamento semestral dos professores/ tutores EAD para aprimorar o atendimento aos alunos, o uso das ferramentas, uniformiza莽茫o de diretrizes did谩tico-pedag贸gicas de procedimentos no AVA. Al茅m de treinamento para elabora莽茫o de material did谩tico para os professores;

路Continuidade na dissemina莽茫o de informa莽玫es, no dom铆nio interno, com atendimentos virtuais, reuni玫es setoriais e visitas peri贸dicas 脿s salas de aula, todos feitos pela Comiss茫o Pr贸pria de Avalia莽茫o;

路 Continuidade do atendimento do N煤cleo de Apoio Psicopedag贸gico, na modalidade virtual;

路 Manuten莽茫o da Comiss茫o Permanente para Aprecia莽茫o e Aprova莽茫o das Propostas de Projetos Pedag贸gicos de cursos de gradua莽茫o e p贸s-gradua莽茫o lato sensu, com formaliza莽茫o de procedimentos e comiss茫o atrav茅s de portaria;

路 Manuten莽茫o da pol铆tica de acompanhamento de alunos com matr铆cula suspensa ou em situa莽茫o de abandono;

Melhoria da intera莽茫o com o egresso, que disp玫e de um portal para acessar melhor as informa莽玫es da FANESE e aproveitar as oportunidades de cadastrar seu curr铆culo para ser divulgado pela FANESE, dentre outras a莽玫es;

EIXO 4 - POL脥TICAS DE GEST脙O


Em rela莽茫o ao eixo 4, que trata das pol铆ticas de gest茫o, havemos de destacar em rela莽茫o aos avan莽os:

路 O CEPE realizou as seguintes a莽玫es em 2021: Reformula莽茫o da matriz curricular do curso de bacharelado em Engenharia de Produ莽茫o e em Direito, e dos cursos de gradua莽茫o tecnol贸gica em Sistemas para Internet, Rede de Computadores, Gest茫o de Tecnologia da Informa莽茫o;

* A IES disp玫e de pol铆tica de forma莽茫o e capacita莽茫o docente e do corpo t茅cnico administrativo, coma Semana Pedag贸gica e Semana Administrativa;

* Realiza莽茫o de reuni玫es da CPA, para delibera莽玫es sobre processos de autoavalia莽茫o e medidas administrativas para aperfei莽oar esses processos, bem como para prepara莽茫o das reuni玫es com as comiss玫es do MEC;

路 Cria莽茫o do setor de RH;

Redu莽茫o de custos em v谩rias 谩reas, como por exemplo, o aluguel, para manuten莽茫o da Sustentabilidade Financeira;

EIXO 5 - INFRAESTRUTURA F脥SICA


Em rela莽茫o ao eixo 5, que trata da infraestrutura f铆sica, havemos de destacar que 2021 foi um ano de grande ajustes finaneiros e mudan莽as na gest茫o administrativa para a FANESE, apesar disso, vale salientar que:

路 Houve manuten莽茫o da infraestrutura existente, envolvendo reparos da infraestrutura f铆sica;

路 Com a pintura da fachada e coloca莽茫o da nova marca da IES fortaleceu a marca diante da comunidade circovizinha;

Para a biblioteca houve a contrata莽茫o de nova Biblioteca Virtual;

PARCEIROS