Alunos da Fanese ganham destaque em livros científicos e reforçam produção acadêmica da faculdade

Desta vez, dois estudantes dos cursos de Direito e Engenharia Civil tiveram seus artigos selecionados para integrar obras científicas nacionais.
Arquivo pessoal

Mais do que produzir artigos acadêmicos, os alunos da Fanese vêm conquistando notoriedade ao terem seus trabalhos publicados em livros científicos de renome nacional. Desta vez, os estudantes dos cursos de Direito e Engenharia Civil, Millena Costa e Clayton Oliveira, tiveram suas pesquisas selecionadas para integrar, respectivamente, as obras “Direito, Sociedade e Desenvolvimento: Reflexões Críticas” e “Desafios Contemporâneos em Ciências Exatas: Uma Abordagem Interdisciplinar e Crítica”. As produções foram orientadas pela professora da instituição, profa. Dra. Heloísa Thaís.

Formanda de Direito, Millena Costa possui uma trajetória marcada pelo engajamento acadêmico e atualmente integra a Diretoria da Comissão de Acadêmicos de Direito (CAD) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE). Ao falar sobre a conquista, a estudante destacou a alegria e a gratidão pelo reconhecimento do seu artigo, resultado de muito empenho pessoal e da orientação recebida.

“Essa publicação representa muito mais do que um reconhecimento acadêmico para mim, é a validação de toda a trajetória que eu tenho dentro da Fanese. No âmbito acadêmico, eu sinto que essa conquista abre muitas portas, porque mostra que eu posso trilhar caminhos na pesquisa, que são oportunidades que a instituição realmente dá para os alunos, e que eu posso gerar reflexões com relevância, abrindo espaço também para jovens pesquisadores como eu”, enfatizou.

O trabalho da estudante integrou o quinto capítulo do livro, com o título “Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 8 e Trabalho Decente: Desafios para o Brasil”. A temática também foi aprofundada por Millena em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Segundo ela, o oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) está diretamente relacionado ao Direito do Trabalho e aos Direitos Humanos, áreas que despertam seu maior interesse.

“Não dá para falar sobre trabalho decente sem discutir outras pautas e dialogar com as pessoas, não apenas com juristas, mas também com a sociedade. Porque, para mim, um trabalho decente não é apenas emprego, é realmente ter dignidade, segurança e proporcionar qualidade de vida para as pessoas. E, no caso do Brasil, os desafios dessa pauta são muito visíveis, e o que mais me inquietou enquanto eu pesquisava foi realmente essa persistência da precarização”, destacou.

Já o estudante de Engenharia Civil, Clayton Oliveira, afirmou que ter uma pesquisa científica publicada em um livro nacional é uma experiência extremamente marcante, que reforça sua trajetória acadêmica e sua autoconfiança profissional. “Essa conquista representa maturidade técnica e responsabilidade, e profissionalmente me abre portas porque demonstra que eu sou capaz de transformar um problema real em um problema estruturado, com metodologia e fundamentação”.

O artigo de Clayton, intitulado “Vantagens e Desvantagens do Solo Grampeado e do Muro de Gabião: Uma Abordagem Comparativa”, integrou o quarto capítulo da obra. O tema surgiu a partir de sua vivência prática e da percepção de que os problemas relacionados à estabilização de encostas são bastante recorrentes, especialmente em regiões urbanas em expansão.

“Eu sempre tive interesse por obras de contenção e por soluções que unem eficiência técnica e viabilidade econômica. Então, comparar o solo grampeado e o muro de gabião foi uma forma de entender qual alternativa oferece melhor desempenho, dependendo, claro, do contexto. Um dos maiores desafios foi organizar tanta informação e traduzir conceitos complexos de forma clara e objetiva, mas o aprendizado foi enorme”, acrescentou.

Ainda segundo o estudante, a produção do artigo possibilitou o aprendizado sobre estruturação de pesquisas, interpretação de dados, comparação de soluções e, principalmente, sobre a importância de enxergar cada projeto como uma oportunidade de aplicar o conhecimento técnico de forma responsável, fortalecendo sua formação profissional.

Reforçando a importância da iniciação científica, a orientadora de ambos os trabalhos, profa. Dra. Heloísa Thaís, destacou que incentiva os estudantes a participarem de projetos de pesquisa, escreverem artigos, apresentarem trabalhos em eventos e buscarem sempre a orientação dos professores, sobretudo aqueles que desejam seguir carreira acadêmica.

“Publicar é uma conquista acadêmica que valoriza muito a trajetória de cada aluno e futuro profissional da área em formação. Para publicar um artigo em um livro científico, o aluno precisa escrever o texto seguindo as normas solicitadas, submeter à avaliação da comissão organizadora e realizar os ajustes recomendados pelos avaliadores. Após a aprovação, o artigo é revisado, diagramado e incluído na obra”, explicou.

As publicações de Millena Costa e Clayton Oliveira em obras científicas de alcance nacional refletem não apenas o talento e a dedicação dos estudantes, mas também o compromisso da Fanese com a pesquisa, a formação acadêmica de excelência e o incentivo à produção científica desde a graduação.

 

Amanda Custódio sob supervisão de Larissa Barros


Pular para o conteúdo