Curso
HumanasA FANESE possui um corpo docente composto por professores especialistas, mestres e doutores da área de Arquitetura e Urbanismo. Promove visitas técnicas, aulas práticas nos seus laboratórios próprios, possui convênio com a empresa Pearson (laboratórios virtuais) e com o SENAI/SE para realização de aulas práticas do conteúdo do curso. O curso é do tipo bacharelado e dura em média cinco anos. Nele, o aluno aprende a organizar e projetar espaços externos e internos, levando em consideração critérios de conforto, estética e funcionalidade. O currículo mescla disciplinas de Ciências Exatas e Humanas. A maior parte da carga horária do curso é composta por aulas práticas. Para se formar é necessário fazer um estágio e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Informações GeraisA Arquitetura existe desde que o homem sentiu a necessidade de ter um teto para se abrigar e se proteger. O curso de Arquitetura une a formação artística e humana com disciplinas exatas, como Engenharia, Matemática e Cálculo. O principal objetivo do arquiteto é planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Para isso, leva em conta os aspectos técnicos, históricos, culturais e estéticos do meio ambiente. A profissão de arquiteto é regulamentada. Para exercê-la é obrigatório possuir diploma de bacharel em Arquitetura emitido por curso superior reconhecido pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da região onde atua.
Mercado de TrabalhoAs grandes cidades brasileiras têm uma grande demanda por habitação, infraestrutura e obras de mobilidade, o que abre boas oportunidades para o profissional da área. Os principais empregadores do arquiteto são empresas do setor público, responsáveis por obras de infraestrutura e urbanização, e construtoras e incorporadoras. No entanto, cada vez mais empresas de outros segmentos procuram o profissional. Apesar da maior parte das oportunidades está no Sul e Sudeste, o Nordeste tem se desenvolvido muito nessa área oferecendo grandes oportunidades, além das obras de infraestrutura, o mercado no litoral continua crescendo graças ao turismo. Nos últimos 20 anos, as grandes cidades brasileiras têm atraído cada vez menos populações e, em alguns casos, tem ocorrido refluxo migratório, provocado, em parte, pela emigração da indústria para regiões de força de trabalho mais barata como é o caso do Nordeste do Brasil. Esta região tem experimentado nos últimos anos considerável incremento no dinamismo de sua estrutura econômica, resultado da combinação de dois elementos: grandes investimentos públicos e privados e programas de transferência de renda, de edição do Governo Federal, que concretizam uma política pública específica de combate à pobreza.
Campo de Atuação