Bacharelado em Engenharia Civil

Bacharelado em Engenharia Civil

  • Curso

    Exatas

INFORMA脟脮ES GERAIS
O Curso da FANESE

O curso de Engenharia Civil da FANESE obteve Conceito 4 no MEC, em avalia莽茫o in loco realizada por uma Comiss茫o de Especialistas composta por Engenheiros Civis do INEP (脫rg茫o Oficial de Avalia莽茫o do Sistema Federal de Ensino ligado ao MEC). A avalia莽茫o ocorreu entre os dias 19 e 22 de junho de 2016 (Prot. n潞 201414068; C贸d. MEC n潞 1187788; C贸d. Aval. n潞 120317). O Curso tem dura莽茫o de 5 anos, 茅 oferecido em regime semestral e deve ser integralizado no prazo m铆nimo de 10 (dez) semestres, nos per铆odos matutino e noturno, em turma de, no m谩ximo, 60 vagas. O destacado crescimento e desenvolvimento econ么mico do pa铆s, iniciado principalmente na 煤ltima d茅cada, fez com que a constru莽茫o civil brasileira alcan莽asse gradativa import芒ncia, destacando-se como atividade de extrema relev芒ncia. A forma莽茫o da Engenharia Civil brasileira est谩 entre as mais avan莽adas do mundo, principalmente, no que concerne 脿 tecnologia do concreto armado. Esta se situa em posi莽茫o de vanguarda, possibilitando solu莽玫es arrojadas na 谩rea de estruturas. Neste sentido, a busca pela qualifica莽茫o dos profissionais envolvidos com o seu exerc铆cio 茅 uma prioridade das Institui莽玫es de Ensino Superior brasileiras, que oferecem este curso. Est茫o, tamb茅m, relacionadas com a Engenharia Civil, as 谩reas de desenvolvimento tecnol贸gico de novos materiais, reaproveitamento de res铆duos da constru莽茫o civil e atividades nas ind煤strias, com reconhecimento nacional e internacional, onde atuam centenas de Engenheiros Civis formados no Brasil. As empresas de Engenharia Civil atuam, na sua grande maioria, na 谩rea de edifica莽玫es e t锚m como caracter铆stica marcante a diversidade de 谩reas de atua莽茫o, o que facilita a integra莽茫o das mesmas em quase todos os tipos de mercados. De acordo com dados do Minist茅rio do Desenvolvimento, Ind煤stria e Com茅rcio Exterior, a Engenharia Civil brasileira j谩 realizou obras monumentais e avan莽adas em mais de cinquenta pa铆ses ao redor do mundo, construindo plataformas de petr贸leo, metr么s, gasodutos, ferrovias e aeroportos. A Engenharia Civil, entre as v谩rias modalidades, 茅, efetivamente, a que est谩 mais estreitamente vinculada aos cidad茫os e ao seu conv铆vio social. Est谩 muito ligada 脿 qualidade da vida humana, uma vez que ela 茅 fundamental nos seguintes segmentos: constru莽茫o de domic铆lios e edif铆cios; capta莽茫o e distribui莽茫o de 谩gua; gera莽茫o e distribui莽茫o de energia; constru莽茫o e controle dos sistemas de tr谩fego de pessoas e bens; estradas, ferrovias, pontes, barragens e muitas outras atividades afins.

Informa莽玫es Gerais

Al茅m de manter a s贸lida forma莽茫o b谩sica, espera-se, tamb茅m, que o profissional graduado apresente forma莽茫o generalista, humanista, cr铆tica, reflexiva e seja capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, identificar e resolver problemas, bem como buscar desenvolvimento profissional constante, exercendo uma pr谩tica de forma莽茫o continuada. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Gradua莽茫o em Engenharia de 25/02/2002, os egressos de um curso de Engenharia devem apresentar 鈥溾 s贸lida forma莽茫o t茅cnico-cient铆fica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atua莽茫o cr铆tica e criativa na identifica莽茫o e resolu莽茫o de problemas, considerando seus aspectos pol铆ticos, econ么micos, sociais, ambientais e culturais, com vis茫o 茅tica e human铆stica, em atendimento 脿s demandas da sociedade.鈥 Como componentes do perfil desse Engenheiro Civil, o curso oferece condi莽玫es a seu egresso para adquirir um perfil profissional, compreendendo as seguintes habilidades e compet锚ncias: Desempenho de cargos, fun莽玫es e comiss玫es em entidades estatais, paraestatais, aut谩rquicas e de economia mista e privada途 Planejamento ou projeto, em geral, de regi玫es, zonas, cidade, obras, estruturas, transportes, explora莽玫es de recursos naturais e desenvolvimento da produ莽茫o industrial途 Estudos, projetos, an谩lises, avalia莽玫es, vistorias, per铆cias, pareceres e divulga莽茫o t茅cnica途 Ensino, pesquisa, experimenta莽茫o e ensaios途 Fiscaliza莽茫o de obras e servi莽os t茅cnicos途 Dire莽茫o de obras e servi莽os t茅cnicos途 Execu莽茫o de obras e servi莽os t茅cnicos途 Aplicar conhecimentos matem谩ticos, cient铆ficos, tecnol贸gicos e instrumentais 脿 engenharia途 Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados途 Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos途 Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gr谩fica途 Atuar em equipes multidisciplinares途 Compreender e aplicar a 茅tica e responsabilidades profissionais途 Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental途 Avaliar a viabilidade econ么mica de projetos de engenharia途 Assumir a postura de permanente busca de atualiza莽茫o profissional.

Campo de Atua莽茫o
  • O campo de atua莽茫o profissional abrange empresas de projetos e de consultoria, construtoras e empreiteiras, ind煤strias, empresas governamentais, institui莽玫es de ensino superior e de pesquisa 鈥 p煤blicas ou privadas. O egresso poder谩 atuar, especificamente, em institui莽玫es p煤blicas e privadas, abrir empresa pr贸pria ou em parceria, e, ainda, poder谩 candidatar-se a cursos de p贸s-gradua莽茫o, especializa莽茫o, mestrado ou doutorado. No mercado de trabalho da constru莽茫o, o Engenheiro Civil poder谩 ocupar posi莽玫es que v茫o desde a 谩rea de projetos, fiscaliza莽茫o de obras, constru莽茫o de obras em geral, ger锚ncias, ensino e cargos que exijam especializa莽茫o espec铆fica.
Diferencial do Curso
  • O curso de Bacharelado em Engenharia Civil da FANESE tem como objetivo geral formar profissionais aptos para atuarem na concep莽茫o, planejamento, projeto, constru莽茫o, administra莽茫o, opera莽茫o e manuten莽茫o, nas diversas 谩reas da Engenharia Civil. Essas 谩reas compreendem o uso e parcelamento do solo, aproveitamento e utiliza莽茫o de recursos naturais, obras de terra, edifica莽玫es, desenvolvimento urbano, rural e regional, transportes, sistema vi谩rio, meio de comunica莽茫o, saneamento, desenvolvimento industrial e agropecu谩rio, entre outras. O curso tem, como par芒metros, a qualidade, a seguran莽a, a funcionabilidade e a economia, visando o bem estar, a prote莽茫o ambiental e o desenvolvimento da sociedade. O curr铆culo foi estruturado de forma a desenvolver no aluno um senso cr铆tico e de cidadania que possibilite a pr谩tica de: um compromisso com a 茅tica profissional, responsabilidade social, pol铆tica e ambiental, esp铆rito empreendedor e compreens茫o da necessidade permanente de atualiza莽茫o profissional.

 

Matriz Curricular

Download


  • Matriz Curricular – Bacharelado em Engenharia Civil
O futuro est谩 nas suas m茫os.
Seja FAN! fa莽a parte da nossa hist贸ria.
Informa莽玫es do Curso
  • Inicio : 06/02/2024
  • Turno : Noite
  • Enade : SC
  • CC : 4
  • CPC : SC
  • Carga Hor谩ria : 4235 horas.
  • Dura莽茫o : 5 anos
  • Portaria: N潞 605 de 13/10/2016 鈥 Autoriza莽茫o
Coordenador do Curso
Elisio Cristov茫o Souza dos Santos

E-mail: elisiosantos@fanese.edu.br

D煤vidas sobre o curso?

Central de Atendimento:

79 31420970

Pular para o conte煤do