Mercado de Trabalho
O engenheiro de produção é fundamental em empresas de quase todos os setores, unindo conhecimentos de engenharia, administração e economia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define como integrar mão-de-obra, equipamentos e matéria-prima de forma a melhorar a qualidade e a aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. É um Engenheiro Gestor! O mercado é promissor porque o engenheiro de produção sempre é procurado por empresas de todos os setores, que visam a garantir, principalmente, a qualidade de seus produtos e serviços.
Campo de Atuação
-
Indústrias têxteis, químicas, de eletrodomésticos, de equipamentos, etc. • Empresas de transporte aéreo, transporte marítimo, construção, consultoria em qualidade, hospitais, consultoria em geral e cursos, etc. • Correios, CVRD, Petrobrás, Agência Nacional de Energia, Agência Nacional de Petróleo, etc. • Empresas privadas de petróleo, usinas de açúcar, empresas de telefonia, agroindústrias, indústrias de alimentos, bancos (parte operacional), seguradoras e fundos de pensão. • Bancos de investimento (na análise de investimentos). • Administração de Materiais
Diferencial do Curso
-
O bacharel em Engenharia de produção apresenta uma sólida formação científica e profissional geral, que lhe possibilita identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, planejamento, operação e gerenciamento de sistemas de produção de bens e serviços. Além disso, é um profissional que considera os aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais do desenvolvimento de processos, com visão ética e humanista em atendimento às demandas da sociedade. Ainda, os alunos do último período desenvolvem os Trabalhos de Conclusão de Curso, voltados para atividades práticas, que foram realizadas durante o Estágio Supervisionado em Engenharia de Produção, trabalhos estes que possibilitam participação e publicação nos Congressos e Revistas da Engenharia de Produção.