Aluna da Fanese é aprovada no Enare ainda durante a graduação em Enfermagem

Coordenadora do curso acredita que a conquista de Beatriz Santos é um marco que fortalece o curso e inspira outros estudantes.
Arquivo pessoal

A graduação é o primeiro passo para a formação profissional, mas a especialização é o caminho para quem deseja ir além. Na área da saúde, essa trajetória é ainda mais evidente: primeiro vem a conclusão do curso, depois o aperfeiçoamento por meio das residências e especializações. Na Fanese, no entanto, os estudantes se antecipam e já conquistam grandes aprovações ainda durante a graduação. É o caso da aluna de Enfermagem Beatriz Santos, do sétimo período, aprovada no Exame Nacional de Residência (Enare) 2025/2026.

Para a estudante, a aprovação dialoga diretamente com toda a sua caminhada acadêmica e representa o início de uma nova fase. Ao refletir sobre sua trajetória, Beatriz reconhece que cada conteúdo estudado, cada prática vivenciada e cada disciplina superada ao longo do curso foram determinantes para essa conquista.

“Representa, para mim, a consolidação da minha trajetória, construída com disciplina, com dedicação e propósito. No aspecto pessoal, é a confirmação de que todo o esforço, renúncias e horas de estudo valeram a pena, e que eu estou no caminho certo. Já no aspecto profissional, marca um ponto decisivo na minha formação como futura enfermeira, reforçando o meu compromisso com a qualidade do cuidado, com a ética e com a responsabilidade que a Enfermagem exige”, enfatizou.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Dra. Aline Barreto, acredita que a conquista da aluna é um marco que fortalece a credibilidade do curso e inspira outros estudantes a acreditarem em seu potencial.

“A coordenação e todo o curso de Enfermagem da Fanese recebem essa aprovação com enorme alegria, orgulho e senso de missão cumprida, até porque a conquista da nossa aluna no Enare reforça também a seriedade do trabalho pedagógico realizado e evidencia que estamos formando profissionais com competência técnica, senso crítico e capacidade de competir em seleções de alto nível como essa”, destacou.

Ainda segundo Beatriz, o apoio dos professores da Fanese foi algo fundamental para que ela alcançasse a aprovação. “Sem dúvidas, um diferencial determinante foi o apoio da professora Raquel Ferreira, que sempre acreditou no meu potencial. Ela me apoia muito e acredito que meu sonho se tornou dela também.”

De acordo com a coordenadora do curso, os alunos são acompanhados de perto durante toda a graduação, o que impacta diretamente conquistas como essa, reforçando que os estudantes são preparados não apenas para concluir o curso, mas também para se destacarem em qualquer etapa da sua formação e atuação profissional.

“Nós temos um corpo docente experiente e comprometido, formado por professores atuantes nos serviços de saúde, o que aproxima os estudantes da realidade do SUS (Sistema Único de Saúde) e também das exigências das residências profissionais. Além disso, fazemos o acompanhamento próximo da coordenação, acolhimento estudantil, fortalecimento da trajetória acadêmica e o preparo emocional dos alunos e futuros profissionais para os desafios da profissão e para a aprovação em seleções nacionais, já desde a graduação”, concluiu.

Para o futuro, Beatriz Santos almeja conquistar a aprovação na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), especificamente para atuar na área de Auditoria da instituição. Objetivo este que já vem sendo traçado a partir de uma trajetória marcada por conquistas e pela aprovação no Enare.

 

Amanda Custódio sob supervisão de Larissa Barros


Pular para o conteúdo