Ser estudante e ter um artigo científico publicado em um livro coletivo, juntamente com docentes atuantes em diversas áreas, é ver o futuro profissional ganhar forma. Em mais uma oportunidade, os alunos da Fanese tiveram seus trabalhos incluídos em uma obra da faculdade, intitulada “Temas Interdisciplinares de Direito, Saúde e Meio Ambiente”, lançada durante o IV Seminário de Práticas Extensionistas da Fanese (SEMPEF), no dia 5 de novembro.
A formanda em Direito Millena Costa, integrante da Comissão de Acadêmicos de Direito (CAD/SE) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB/SE), teve seu artigo “Teletrabalho e o Direito à Desconexão: Limites entre vida pessoal e profissional”, orientado pelas professoras Dras. Heloísa Thais e Luana Professor, publicado na obra. A estudante destacou que a Fanese proporciona diversas oportunidades para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, especialmente na produção de artigos e participação em publicações científicas.
“Para mim é muito gratificante, porque a Fanese realmente dá muita oportunidade para que o aluno se desenvolva academicamente. A gente sabe que é muito difícil a escrita de um artigo científico e a de um capítulo de livro é ainda mais complicada. Então, com o apoio dos docentes dentro da faculdade, nós podemos desenvolver a nossa escrita e o nosso conhecimento acadêmico, porque ter um capítulo de livro é muito importante para o nosso currículo, para o nosso desenvolvimento como profissionais do Direito e dos outros cursos da instituição”, ressaltou.
O trabalho de Millena compõe o vigésimo oitavo capítulo do livro e aborda o direito dos trabalhadores. Segundo a aluna, o país ainda carece de leis efetivas sobre o teletrabalho, algo que outras nações já vêm regulamentando. Desde a pandemia da Covid-19, observa, a sociedade enfrenta um problema sério de desvinculação digital, principalmente entre os profissionais que atuam remotamente.
A obra possui aproximadamente 400 páginas e reúne 30 artigos científicos sobre os mais diversos temas, envolvendo Direito Constitucional, Direito Ambiental, Direito Administrativo, Saúde, Qualidade de Vida e Gestão de Pessoas. Para o coordenador do curso de Direito e um dos organizadores do livro, prof. Dr. Edson Oliveira, o lançamento é um marco importante não apenas pela produção acadêmica, mas também pelo engajamento dos alunos.
“Houve uma revisão metodológica, uma revisão ortográfica e lançamos a obra, que vem incentivar ainda mais a pesquisa acadêmica na faculdade. Quem não participou desta, está convidado para a próxima. Periodicamente, a Fanese está incentivando professores, alunos e pesquisadores convidados a apresentarem suas pesquisas acadêmicas e a também publicá-las”, enfatizou.
A coordenadora acadêmica da Fanese, prof. Me. Marluany Poderoso, também destacou o protagonismo dos alunos da instituição. Durante o lançamento, eles puderam autografar exemplares e dedicar seus textos à comunidade acadêmica, familiares e amigos, um gesto simbólico que, segundo ela, “entra para a história”.
“Um lugar onde houve troca de conhecimento entre toda a rede acadêmica da Fanese, entre nossos alunos e nossos professores. É um momento de aprendizado, de troca, de diálogo e também um momento em que os alunos podem ser as estrelas”, afirmou.
Mais do que um livro, “Temas Interdisciplinares de Direito, Saúde e Meio Ambiente” representa a concretização de sonhos, o fortalecimento da pesquisa e a afirmação do potencial dos estudantes da Fanese como agentes de mudança. A cada página escrita, a instituição reafirma seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, promovendo o protagonismo discente e inspirando novas histórias acadêmicas a serem contadas.
Amanda Custódio sob supervisão de Larissa Barros