O incentivo à vacinação durante a formação do profissional de saúde é essencial para consolidar o cuidado coletivo. A imunização, além de prevenir doenças, também contribui para o aumento das chances de cura diante de diversas enfermidades. Com esse propósito, o curso de Enfermagem da Fanese realizou, na última sexta-feira (31), uma campanha de vacinação aberta à comunidade, com aplicação das vacinas feita pelos alunos sob a orientação dos professores.
De acordo com a coordenadora de Estágio de Enfermagem, professora Beatriz Cardoso, cerca de 35 estudantes da disciplina de Ensino Clínico de Saúde Coletiva participaram da ação, promovendo saúde, prevenção e até mesmo reabilitação do paciente.
“A campanha de vacinação é a nossa primeira porta de entrada quando a gente fala em promoção em saúde juntamente com educação em saúde. Então, tudo isso contribui muito para os futuros enfermeiros já construírem na academia esse processo de aprendizado, capacitação, influência para seus futuros pacientes tanto para a prevenção como também para o combate das doenças”, destacou.
Em sintonia com a fala da professora, a aluna Anacycleide Oliveira, que está no quinto período do curso, ressaltou a importância do contato direto com o público e do aprendizado prático proporcionado pela iniciativa.
“É de extrema importância esse contato que estamos tendo, já que a Enfermagem é o ato do cuidado, é o ato de você poder prestar apoio ao seu paciente. E o fato de estarmos aqui podendo prevenir o paciente, dando a ele mais chances em relação à gripe, por exemplo, agrega ao nosso conhecimento e à nossa carreira profissional”, enfatizou.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a imunização por meio das vacinas salva cerca de três milhões de vidas por ano. A professora Beatriz Cardoso reforça que a campanha também evidenciou o papel essencial do Sistema Único de Saúde (SUS) nesse processo.
“Essa campanha de vacinação está sendo de imensa importância para a gente ampliar a imunização, onde toda a população consegue fazer a prevenção da transmissão de doenças e até mesmo o fortalecimento contra a ação de alguma patologia. Além disso, é essencial para nossos alunos todo o aprendizado e a capacitação na prática de saúde coletiva, que abordou também sobre o SUS e conscientizou todos os vacinados”, acrescentou.
Durante a campanha, os estudantes aplicaram vacinas contra influenza, febre amarela, covid-19, difteria e tétano (DT) e hepatite B, ao longo de todo o turno da tarde e noite. Para o aluno Carlos Alexandre, a experiência vai além da técnica e reforça o compromisso social da profissão. “A iniciativa é bastante imprescindível para possibilitar o contato real entre estudantes e toda a comunidade, promovendo a saúde e contribuindo para a nossa bagagem enquanto futuros enfermeiros”.
A ação marcou um momento significativo para o curso de Enfermagem da Fanese, que segue investindo em atividades práticas integradas à comunidade. Além de fortalecer o aprendizado dos alunos, a campanha reafirma o papel da instituição na formação de profissionais comprometidos com a saúde pública, a prevenção e o cuidado humano.
Amanda Custódio sob supervisão de Larissa Barros