Dia Mundial da Saúde reforça equilíbrio entre bem-estar físico, mental e social na rotina

Nesse 7 de abril, professora de Enfermagem da Fanese destaca a importância do cuidado com a saúde para uma vida com mais harmonia.
Larissa Barros/Fanese

Em tempos de rotinas intensas e agendas lotadas, o Dia Mundial da Saúde (07 de abril) convida para uma pausa necessária: refletir sobre o que significa, de fato, ter uma vida saudável. Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data amplia o conceito de saúde, que vai além da ausência de doenças, abrangendo o bem-estar físico, mental e social como pilares para uma vida plena.

Para Elý Cecília, professora do curso de Enfermagem da Fanese, muitas pessoas acabam negligenciando a própria saúde diante da dificuldade em administrar o tempo em meio às múltiplas exigências do cotidiano.

“É necessário organizar as atividades do dia para que consigamos tanto trabalhar quanto cuidar da saúde em todos os seus aspectos, conduzindo a vida com mais harmonia. É preciso tentar equilibrar o tempo com a família, os amigos, praticar atividades físicas, investir em uma alimentação saudável e fazer o que nos traz felicidade”, enfatizou.

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, realizada em 2023, analisou a relação do brasileiro com o tempo e apontou que 44% dos entrevistados entre 25 e 34 anos disseram não ter tempo para cuidar da própria saúde. Participantes de outras faixas etárias também relataram dificuldades para conciliar compromissos e momentos de lazer com amigos ou familiares.

A psicopedagoga Regina Batalha, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Fanese (NAP), reforça que o cuidado com a saúde física e mental impacta diretamente todas as áreas da vida.

“Nós sabemos que a vida está cada vez mais acelerada, mas precisamos organizar nosso tempo para nos cuidarmos. Se não tivermos tempo para cuidar do nosso corpo e da nossa mente, não conseguiremos dar conta da vida profissional, da carreira acadêmica e da vida como um todo”, ressaltou a psicopedagoga.

O Dia Mundial da Saúde destaca que cuidar do corpo e da mente é essencial para alcançar uma vida equilibrada. Priorizar o bem-estar, mesmo em meio à rotina agitada, é um passo importante para viver com mais qualidade e propósito.

 

Por Amanda Custódio, editado por Larissa Barros


Pular para o conteúdo