Egressa de Arquitetura da Fanese tem TCC premiado pelo CAU Sergipe; confira

O júri do concurso foi composto por arquitetos e urbanistas renomados do país.

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Fanese, Myllena Nascimento, teve seu trabalho de conclusão de curso premiado no Concurso do 7º Prêmio de TCC, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), em dezembro de 2023. Seu projeto, junto com outros dois, foi selecionado como vencedor da categoria por um júri composto por arquitetos e urbanistas renomados do Brasil.

Intitulado “Onde eu habitava, onde eu habito: Proposta Habitacional no Bairro Centro de Aracaju”, o estudo apresenta um projeto de habitação de interesse social em nível preliminar, visando fomentar o uso e a ocupação da área em todos os seus turnos. Além de promover a inclusão social dos futuros moradores, a proposta tem como premissa o protagonismo de ocupar o Centro e trazer os conjuntos habitacionais para o núcleo urbano. A estudante foi orientada pelo professor Ítalo Motta.

“A escolha do local também se deu pela concentração de funções urbanas que ele oferece. O bairro possui infraestrutura, água, energia e transporte coletivo. De certa forma, tem uma potencialidade enorme”, afirma Myllena.

Ela relata que o tema do trabalho surgiu a partir de uma disciplina de projeto, ministrada pelo professor Ricardo Mascarella, focada em habitação e direito social. A disciplina ocorreu durante a pandemia de Covid-19, o que reforçou ainda mais sua decisão.

“Na época, eu me questionava como as pessoas que não possuíam uma moradia digna conseguiam sobreviver naquele cenário de pandemia, e também a outras problemáticas. E eu sempre enxerguei um potencial enorme no Centro, porém infelizmente ele vem sofrendo descaracterização, e por ser um bairro muito comercial, fica bastante ocioso durante a noite”, conta Myllena.

O orientador do projeto sugeriu que o público-alvo lutasse pelo direito à moradia digna, levando à escolha da Ocupação João Mulungu. Após uma reunião com um dos representantes da ocupação e a confirmação do interesse no projeto, o estudo teve início. Foram criados layouts diferentes para atender às diversas composições familiares.

A área escolhida para intervenção fica localizada entre a Rua Geru e a Avenida Rio Branco, com uma de suas faces voltada para a Praça General Valadão. A proposta foi delimitada a esse trecho devido à concentração de funções urbanas e à grande quantidade de estacionamento na área, que se configura como um verdadeiro vazio urbano, subutilizando todo o potencial local.

Sobre a premiação, Myllena acredita não ser apenas uma questão de visibilidade, mas também de reconhecimento do seu trabalho e da sua dedicação. “Eu acho muito importante falar que durante toda a graduação e pós, é bom construir um repertório, buscando o máximo de experiências possíveis, porque é algo que impacta positivamente o nosso futuro”, conclui.

Puderam participar do concurso egressos acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo que apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nos primeiro e segundo semestres letivos de 2022, em Instituições de Ensino Superior de Sergipe (IES) regularmente cadastradas junto ao CAU. A iniciativa tem como objetivo premiar trabalhos e contribuir com o aperfeiçoamento do ensino em Arquitetura e Urbanismo no estado.

Amanda Custódio sob Supervisão de Larissa Barros