Com o diploma em mãos, egressos encontram um futuro repleto de oportunidades e desafios. Na Fanese, desde a graduação, os estudantes começam a construir suas trajetórias profissionais. As experiências ao longo do curso não só aprimoram habilidades e desenvolvem competências, como também enriquecem seus currículos.
Thiago Gomes, formado em Gestão em Tecnologia da Informação e analista de infraestrutura de redes na Usina São José do Pinheiro, já atuava no setor há uma década, mas encontrou no curso a oportunidade de expandir sua carreira.
“No meu caso, eu já trabalhava em uma empresa de tecnologia, na área de segurança eletrônica, lidando com redes e computadores, que é o que eu gosto. Porém, era um ambiente relativamente pequeno comparado ao que encontrei na usina. Foi um grande desafio no início, porque lá é um verdadeiro ‘mundo’. Mas, hoje, tudo flui bem”, compartilhou Thiago.
Já para Igor Felipe, coordenador de Novas Integrações na Atos Capital e egresso de Sistemas para Internet, a formação na Fanese foi essencial para mudar sua visão sobre a importância das habilidades comportamentais no mercado de trabalho.
“Quando a gente está cursando, ficamos focados em programar e afins, mas também precisamos aprender a trabalhar em equipe e estudar sobre negociação, por exemplo. Porque quando a gente entra na empresa, tem cliente, tem sua equipe. Então, temos que procurar ter um diferencial, não só de conhecimento técnico, mas também desenvolver as soft skills”, ressaltou Igor.
Mesmo após a graduação, o aprendizado não pode parar. A constante atualização é fundamental para acompanhar as demandas do mercado, como destacou Thiago.
“De forma geral, estar sempre se atualizando sobre algum protocolo é essencial. Eu mesmo quero ter uma certificação em Klein Segurança, continuar estudando, porque sempre surgirão novas formas de ataque cibernético, por exemplo. Então, temos que estar preparados”, afirmou.
As trajetórias dos dois egressos de tecnologia, refletem como a combinação de oportunidade e dedicação, pode transformar vidas e abrir portas antes inimagináveis. Suas conquistas são a prova de que investir no aprendizado contínuo é o caminho para crescer e se destacar em um mercado cada vez mais dinâmico.
Amanda Custódio sob supervisão de Larissa Barros