Estudante de Engenharia de Produção da Fanese publica artigo em livro de Ciências Exatas

Divulgação

O estudante de Engenharia de Produção, Carlos Eduardo, representou a Fanese e publicou um artigo científico no livro “Ciências Exatas em Foco: Interações entre pesquisa, atuação e inovação 2”. O graduando foi orientado pela professora pós-doutora Heloísa Thaís.

Ao todo, a produção reuniu 12 artigos científicos de pesquisadores brasileiros, que abordam diversos temas da área. O quarto capítulo apresenta a pesquisa de Carlos Eduardo, intitulada “Análise de processos no setor de manutenção (almoxarifado) de uma empresa de transportes em Nossa Senhora do Socorro/SE”.

Em seu artigo, o estudante analisou a Gestão de Processos de uma empresa de transportes do estado e, a partir disso, propôs soluções para os problemas identificados. Segundo Carlos Eduardo, os resultados foram bastante satisfatórios e levaram a empresa à adoção das ferramentas utilizadas durante a pesquisa, gerando melhorias operacionais, redução de retrabalho e ganhos financeiros.

Carlos Eduardo destaca que o tema do trabalho surgiu de seu interesse pessoal pela área, bem como da percepção de sua importância para a melhoria de processos e tomada de decisões nas organizações.

“Eu acredito que a Gestão de Processos é crucial para uma empresa, pois permite identificar áreas ineficientes, otimizar operações, melhorar a qualidade dos serviços e reduzir os custos. Além disso, contribui para a competitividade entre as empresas e o desenvolvimento do setor como um todo”, afirma.

Para a professora Heloísa Thaís, a oportunidade de desenvolver projetos acadêmicos com o objetivo de submeter a revistas, livros e eventos de âmbito local e nacional é um diferencial para os alunos, além de ser resultado do incentivo da faculdade e principalmente dos cursos de Engenharia Civil e de Produção.

“O aluno que realiza pesquisa e consegue publicar sai da faculdade com um diferencial. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e o aluno da Fanese que aproveita as oportunidades de pesquisa e extensão, torna-se um profissional diferenciado para o mercado, desenvolvendo habilidades e competências requisitadas”, destaca.

Segundo Carlos Eduardo, embora essa tenha sido sua primeira publicação, ele pretende fazer outras, pois acredita que seus estudos podem contribuir para o avanço do conhecimento.

Acesse o artigo completo aqui.