Estudantes de Práticas Extensionistas da Fanese promovem roda de conversa durante o Projeto Estrelas do Mar

A ação possibilitou que os estudantes desenvolvessem competências e habilidades, como observação in loco, execução de diagnóstico e gerenciamento de conflitos.

Com a intenção de discutir, dialogar e conscientizar sobre os direitos das pessoas com deficiência (PcD), professores e estudantes da Fanese realizaram a ação de extensão “Saúde e Bem-estar: Conhecendo seus direitos” junto ao projeto Estrelas do Mar, no último dia 08.

Segundo a Dra. Heloísa Thaís, professora responsável pelo trabalho, a ação possibilitou que os estudantes desenvolvessem competências e habilidades, como observação in loco, execução de diagnóstico e gerenciamento de conflitos.

“O aluno aprende a pensar e executar ações fora da faculdade, que minimizem impactos negativos e promovam o desenvolvimento sustentável e o senso de responsabilidade socioambiental”, afirma.

Entre as atividades realizadas estão a roda de conversa sobre os direitos das pessoas com deficiência, previdência social, saúde e bem-estar, momentos de lazer e beleza com atrações musicais, modelagem de sobrancelhas, pintura facial e distribuição de brindes.

O estudante de Direito Bruno Oliveira destaca que, ao trabalhar com a comunidade externa por meio das práticas extensionistas, ele pôde desenvolver ainda mais empatia e compreender melhor as necessidades e desafios enfrentados por diferentes grupos sociais.

“Nós temos a oportunidade de abordar diversas áreas como saúde, meio ambiente, cultura e tecnologia; na ação em questão, as legislações. No entanto, a grande lição para o discente é o senso de responsabilidade social, pois passamos a compreender melhor o impacto de nossas ações na sociedade e nos tornamos mais conscientes de nosso papel como cidadãos”, diz Bruno.

As atividades de extensão promovem a integração entre a sala de aula e a sociedade. O objetivo é promover a conscientização, capacitação e, principalmente, a difusão de informações através dos estudantes. Bruno ressalta ainda que, além de enriquecer o currículo, ao participar dessas ações, todos os alunos podem contribuir significativamente para melhorias que certamente impactarão a vida dos envolvidos a curto e longo prazo.

Para a estudante de Direito, Eliene Silva, a nova modalidade de ensino da Fanese, que integra a teoria à prática, é uma maneira das aulas saírem do âmbito institucional e alcançarem a sociedade, já que a graduação prepara os estudantes para o mundo.

“Durante as entrevistas para o projeto, ouvimos como as atividades do Estrelas do Mar proporcionam lazer e relacionamento interpessoal tanto para as crianças quanto para as mães. Por isso, reconheço a importância dessa parceria”, diz.

O Projeto Estrelas do Mar foi escolhido estrategicamente em conjunto pela turma. No entanto, a ideia de realizar uma roda de conversa partiu do projeto, pois tratar sobre direitos de pessoas com deficiência levaria ainda mais informações às mães.

As práticas extensionistas são atividades, ações, e pesquisas realizadas fora da instituição de ensino. São disciplinas que unem a teoria com a prática, com atividades externas com um viés social, e a importância da disciplina está justamente nisso, em tornar o aluno mais interdisciplinar, apto ao mercado de trabalho e preparado para a vida.

O evento destacou a importância de atividades como práticas extensionistas durante a formação de profissionais conscientes, humanizados e preparados para os desafios reais da sociedade. Ao unir a teoria e a prática a Fanese reafirma o seu compromisso com a educação de qualidade e o desenvolvimento de estudantes alinhados a uma transformação positiva na sociedade.