Na última terça-feira, dia 31, a Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) se transformou no cenário de um lançamento literário emocionante. O autor, Rooseman Deolis, arquiteto e urbanista, apresentou seu novo livro, “A Cidade dos Pulmões Ofegantes,” em uma roda de conversa que encantou o público presente.
O evento, que ocorreu no espaço de vivência da faculdade, foi mediado pelo coordenador do curso de arquitetura da instituição, Elso Moisinho. Moisinho conduziu uma conversa envolvente com o autor e os participantes, proporcionando uma atmosfera de troca de ideias e reflexões.
A obra, representada por sua capa marcante, retrata uma cidade que enfrenta desafios profundos e clama por ajuda. Segundo Deolis, “ao mesmo tempo que a cidade é monocromática, sem vida, sufocante, e adoecedora, ela também está clamando para que façamos algo por ela.”
A inspiração para o livro surgiu em 2020, no auge da pandemia de Covid-19, quando o autor teve um sonho lúcido. “Esse sonho lúcido mostrava uma cidade cheia de problemas e, ao mesmo tempo, que nossas cidades não estavam preparadas,” destacou Deolis.
“A Cidade dos Pulmões Ofegantes” mergulha na realidade de um ex-vigilante que descobre uma troca de corpos durante a abertura do caixão de sua irmã. Deolis enfatiza que a narrativa é baseada em extensa pesquisa de campo e em relatos de pessoas que vivenciaram situações semelhantes durante a pandemia. A obra revela os desafios socioespaciais resultantes da falta de infraestrutura urbana sanitária, lançando luz sobre as deficiências do sistema de saúde e as consequências para as famílias afetadas.
Para adquirir o título, os interessados podem entrar em contato através do telefone (79) 99964-1778.
Ascom Fanese