Publicar em obras científicas de renome nacional é um marco na trajetória de qualquer estudante. Na Fanese, essa conquista tem se tornado cada vez mais frequente. Os formandos do curso de Direito, Eliene Oliveira e Manoel Lacerda, celebram a publicação de seus artigos em livros científicos de destaque no cenário acadêmico.
Eliene teve seu capítulo publicado no livro “Desenvolvimento Sustentável: Desdobramentos Ambientais, Sociais e Econômicos sobre a Exploração do Meio Ambiente”, no qual analisa a existência de legislações ambientais em Sergipe que, embora numerosas, carecem de aplicação e fiscalização efetivas, especialmente nas zonas costeiras e em benefício dos povos tradicionais. Já Manoel Lacerda contribuiu com o livro “Direito e Sociedade: Estudos e Nuances da Complexidade Jurídica”, trazendo uma reflexão sobre o processo administrativo de trânsito, com ênfase na importância do equilíbrio entre a presunção de veracidade do agente público e a presunção de inocência do cidadão.
Ambos os artigos foram orientados pela professora pós-doutora Heloísa Thaís. Para ela, as publicações representam um avanço significativo não apenas para o curso de Direito, mas para a Fanese como um todo. Segundo a docente, esse tipo de conquista contribui de maneira direta para os rankings e avaliações do Ministério da Educação (MEC).
“No âmbito do curso, evidencia o compromisso com a excelência acadêmica, a qualidade do ensino e o empenho dos alunos, professores e coordenadores em buscar constantemente a melhoria no ensino, pesquisa e extensão. Já no contexto institucional, fortalece a reputação da faculdade, atrai novos talentos, consolida parcerias e reforça o papel da instituição como referência em educação, inovação e impacto socioambiental”, destacou.
Para Manoel, que já havia publicado anteriormente em revista científica, integrar agora um livro representa um avanço expressivo em sua trajetória acadêmica. Atuando na área de trânsito, ele percebe que essa publicação amplia sua credibilidade como pesquisador e aprofunda sua presença no meio profissional.
“Contribuiu muito para que eu ganhasse notoriedade no meu espaço profissional, tendo em vista que eu já sou um profissional da área de trânsito, então, essa publicação fez com que eu ganhasse autoridade acadêmica para falar sobre o assunto. Esse trabalho de produção e publicação no meio acadêmico contribuiu muito, e isso é resultado de um trabalho feito pela Fanese, através da orientação da professora Heloísa Thaís”, enfatizou.
Já Eliene acredita que o conhecimento produzido durante a graduação não deve se limitar ao ambiente acadêmico, especialmente por trazer contribuições relevantes para a sociedade. Ao ser publicado, esse saber se torna acessível e pode beneficiar um número muito maior de pessoas.
“Vemos as apresentações quando tem a Semana Acadêmica da Fanese, vemos vários estudos muito importantes para a sociedade, que ficam apenas dentro dos muros da faculdade. É muito importante que o aluno vá atrás de publicações, publiquem seus estudos e artigos para as presentes e futuras gerações, para poder ajudar a ter uma sociedade mais sustentável, olhando para o meio ambiente, mas também para o bem-estar como um todo”, concluiu.
Segundo a professora Heloísa, a iniciação científica e a publicação de capítulos em livros são fundamentais para a formação dos alunos, pois contribuem com o desenvolvimento do pensamento crítico e científico, fortalecem a escrita acadêmica, aproximam os estudantes da comunidade acadêmica e oferecem destaque em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
As publicações dos formandos refletem o incentivo constante à pesquisa promovido pela Fanese e o compromisso da instituição em oferecer uma formação completa, que vai além da sala de aula e estimula a produção de conhecimento desde a graduação.
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Amanda Custódio sob supervisão de Larissa Barros