A II Coletânea de Estudos Jurídicos da Fanese, composta por produções acadêmicas de professores e alunos do curso de Direito, foi lançada em um momento que reafirma o compromisso da instituição com a pesquisa e a produção científica. O lançamento integrou a programação do primeiro dia do Conectando Saberes (26).
O coordenador do curso de Direito e um dos organizadores da obra, o professor Dr. Edson Oliveira, destacou que a coletânea reflete o comprometimento do corpo docente e discente com a formação acadêmica e a produção científica. “Nesta obra coletiva, agora em seu segundo volume, buscamos aprofundar o conhecimento em temas relevantes para as ciências jurídicas, promovendo valores essenciais à formação em Direito”, afirmou.
A coletânea reúne artigos que abordam temas variados, desde questões relacionadas ao Direito Ambiental até reflexões sobre o Direito Constitucional, demonstrando a ampla diversidade de áreas exploradas pelo corpo acadêmico da Fanese. Além de registrar o esforço coletivo, a obra reforça a integração entre ensino, pesquisa e extensão, pilares fundamentais para a educação superior de qualidade.
Para o professor Me. Denival Souza, também organizador da publicação, os trabalhos apresentados na coletânea estabelecem um diálogo consistente com os desafios contemporâneos enfrentados pelo Direito e pela sociedade.
“Os artigos oferecem análises jurídicas, sociais e ambientais que promovem uma visão holística dos problemas atuais, abordando temas como representatividade de gênero, relações familiares não tradicionais e saúde laboral. A obra aproxima o Direito da realidade cotidiana, incentivando reflexões críticas e propondo soluções para questões urgentes”, enfatizou Souza.
O projeto também é uma forma de democratizar o acesso à informação para a população, acrescentou Rafael Nascimento, gestor financeiro da faculdade. “Esse projeto é fruto de uma parceria do corpo acadêmico, estimulado pela direção geral da instituição, a fomentar conteúdo de interesse social e profissional, apoiando o mercado de trabalho, pequenos e médios empreendedores, e ajudando aqueles que não têm acesso à informação a tê-la”, pontuou.
A coletânea reflete o comprometimento da Fanese com a pesquisa e o aprofundamento acadêmico, consolidando-se como uma importante ferramenta para a formação crítica e reflexiva dos futuros profissionais do Direito. O lançamento da obra reafirma a missão da instituição de promover um ensino de qualidade, capaz de dialogar com as mudanças sociais e incentivar a produção de conhecimento relevante para a sociedade.
Amanda Custódio sob supervisão de Larissa Barros