IV SEMPEF da Fanese destaca papel transformador da produção acadêmica dos estudantes

O Seminário envolveu mais de 300 alunos da instituição, que apresentaram 81 banners e 29 artigos científicos sobre temas diversos para a comunidade interna e externa.
Larissa Barros - Fanese

Se o IV Seminário de Práticas Extensionistas da Fanese (SEMPEF) pudesse ser definido em uma palavra, essa palavra seria conhecimento. A edição deste ano envolveu mais de 300 alunos da instituição, que apresentaram 81 banners e 29 artigos científicos sobre temas diversos para a comunidade interna e externa, nos dias 5 e 6 de novembro.

Tratando sobre “Extensão universitária com base de dados para políticas educacionais”, o evento reforçou o papel transformador da pesquisa e da extensão no ambiente acadêmico e na sociedade. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Fanese (NUPEF), professora Ma. Kamilee Lima, a oportunidade é essencial para o fomento à produção acadêmica e científica, que culmina na transformação social.

“O Seminário de Práticas Extensionistas da Fanese é um evento institucional acadêmico pensado para valorizar os trabalhos extensionistas desenvolvidos por discentes e professores. Todos esses trabalhos têm na comunidade real sua grande fonte de intervenção, de modo que existe uma verdadeira troca entre os conhecimentos técnicos aprendidos pelos alunos e os conhecimentos populares que eles têm acesso quando vão a campo. Ter a população mais próxima da academia é essencial para que os nossos alunos tenham a dimensão da importância da profissão e dos seus reais impactos”, destacou.

A coordenadora também destacou o papel do NUPEF, que incentiva os docentes a exercerem a interdisciplinaridade durante a execução das práticas extensionistas, mesclando os conhecimentos dos alunos de todos os cursos. Além disso, existem orientações para que todos os projetos sejam voltados e executados inteiramente fora dos muros da faculdade.

“Quando a Fanese idealiza e realiza eventos como o SEMPEF, ela está sinalizando o seu comprometimento com os pilares do ensino superior, em especial a pesquisa e a extensão. Não tenho dúvidas de que esses dois eixos estão sendo explorados profundamente por alunos e professores ao longo dos anos, e isto fica evidente com a quantidade grandiosa de trabalhos científicos que foram apresentados na quarta edição do Seminário”, pontuou.

A professora do curso de Enfermagem, Dra. Heloisa Matos, que orientou alguns trabalhos dos alunos da área de saúde da faculdade, acrescentou algumas habilidades e competências desenvolvidas ao longo do processo da pesquisa até a apresentação durante o SEMPEF. A docente destacou o fortalecimento da leitura, interpretação de textos, senso crítico e o despertar para a inovação e elaboração de novas pesquisas, além do desenvolvimento de habilidades como criatividade, parceria e inovação em equipe.

“O nosso aluno de Enfermagem, ao participar das práticas extensionistas, estará pronto para o cuidado com pessoas, não apenas técnico e seguindo protocolos, mas também comprometido em enriquecer o paciente e a sociedade de informações sobre todos os procedimentos que venham a desenvolver, planejamento de cuidados longitudinais e prevenção do agravamento ou surgimento de doenças. Nossos alunos estão sendo preparados para cuidar do corpo e da mente de toda a sociedade”, enfatizou.

Felipe Azevedo, estudante do curso de Enfermagem, destaca que o Seminário é fundamental não apenas para os colegas da área da saúde, mas também para os demais cursos da instituição. Segundo ele, o evento estimula o conhecimento e o desenvolvimento ao longo da formação profissional, promovendo a integração entre diferentes áreas e contribuindo para o compartilhamento do saber.

O IV SEMPEF reafirmou o compromisso da Fanese com o ensino de qualidade e com a formação integral dos seus estudantes. Ao unir pesquisa, extensão e impacto social, o evento consolidou-se como um espaço de valorização da produção acadêmica e de fortalecimento do papel da universidade como agente de transformação da sociedade.

 

Amanda Custódio sob supervisão de Larissa Barros


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