Março Lilás: Fanese realiza ação de saúde da mulher com foco no câncer do colo do útero

Os estudantes e professores do curso de Enfermagem realizaram testes rápidos e exames clínicos das mamas.
Larissa Barros/Fanese

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, discute-se também sobre a saúde das mulheres no país. Assim, a campanha ‘Março Lilás’ surge como uma forma de conscientização e enfrentamento do Câncer do Colo do Útero, com o objetivo de reduzir as taxas de mulheres acometidas pela doença.

A fim de fortalecer a iniciativa, o curso de Enfermagem da Fanese promoveu, no último dia 08, uma ação sobre a importância do Exame de Lâmina para a prevenção do Câncer do Colo do Útero. Na oportunidade, também foram abordados outros temas relevantes, como o Câncer de Mama e o autoexame, a Violência contra a Mulher e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Durante o evento, os estudantes do 6º período realizaram aferição de glicemia, pressão e saturação. Já o exame clínico das mamas foi realizado por professoras do curso em um dos laboratórios da faculdade.

Para a coordenadora do curso, Ana Paula Lemos, fomentar a Educação em Saúde é de extrema importância na graduação. “Muitas mulheres desempenham mais de um papel na sociedade, além de profissionais, são esposas e mães. Com isso, ocorre de esquecerem de cuidar da própria saúde. Assim, a nossa ação também é pensada para chamar a atenção das mulheres para os cuidados com a saúde”, afirma Ana Paula.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2023, o câncer do colo do útero foi o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país. Já o câncer de mama aparece como o primeiro em ambas as amostras da pesquisa.

A professora Ely Cecília, especializada em Saúde da Mulher e Obstetrícia, ressalta que o autoexame das mamas, apesar de ser uma forma de prevenção para o câncer de mama, não é totalmente eficaz quando realizado isoladamente.

“Atualmente, nós falamos que é importante conhecermos o nosso corpo. Desse modo, mesmo com exames anuais em dia, qualquer alteração que surja pode ser levada em consideração e investigada pelos profissionais”, pontua.

Apesar de agressivas, ambas doenças podem ser prevenidas ou descobertas no estágio inicial, algo que aumenta a possibilidade de cura. O câncer do colo do útero pode ser prevenido através do exame Papanicolau, em que lesões são identificadas e, quando tratadas, evitam o surgimento da doença.

Segundo a estudante de enfermagem Larissa Leite, o evento foi importante para os alunos da faculdade. “Nós pudemos colocar em prática aquilo que aprendemos nas aulas de enfermagem. Além disso, conseguimos atingir as mulheres que compareceram, falando sobre prevenção de doenças e IST’s, e nos colocando contrários à Violência contra a Mulher”, relata Larissa.

Conforme a coordenadora, pretende-se expandir a ação para as comunidades externas próximas à faculdade. “A gente já realiza ações no ambiente externo, através dos estágios de Saúde Coletiva, em que desenvolvemos atividades em unidades básicas de saúde das proximidades. Mas, planejamos expandi-las ainda mais.”