Mar莽o Lil谩s: Fanese realiza a莽茫o de sa煤de da mulher com foco no c芒ncer do colo do 煤tero

Os estudantes e professores do curso de Enfermagem realizaram testes r谩pidos e exames cl铆nicos das mamas.
Larissa Barros/Fanese

No m锚s em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, discute-se tamb茅m sobre a sa煤de das mulheres no pa铆s. Assim, a campanha 鈥楳ar莽o Lil谩s鈥 surge como uma forma de conscientiza莽茫o e enfrentamento do C芒ncer do Colo do 脷tero, com o objetivo de reduzir as taxas de mulheres acometidas pela doen莽a.

A fim de fortalecer a iniciativa, o curso de Enfermagem da Fanese promoveu, no 煤ltimo dia 08, uma a莽茫o sobre a import芒ncia do Exame de L芒mina para a preven莽茫o do C芒ncer do Colo do 脷tero. Na oportunidade, tamb茅m foram abordados outros temas relevantes, como o C芒ncer de Mama e o autoexame, a Viol锚ncia contra a Mulher e as Infec莽玫es Sexualmente Transmiss铆veis (IST鈥檚).

Durante o evento, os estudantes do 6潞 per铆odo realizaram aferi莽茫o de glicemia, press茫o e satura莽茫o. J谩 o exame cl铆nico das mamas foi realizado por professoras do curso em um dos laborat贸rios da faculdade.

Para a coordenadora do curso, Ana Paula Lemos, fomentar a Educa莽茫o em Sa煤de 茅 de extrema import芒ncia na gradua莽茫o. 鈥淢uitas mulheres desempenham mais de um papel na sociedade, al茅m de profissionais, s茫o esposas e m茫es. Com isso, ocorre de esquecerem de cuidar da pr贸pria sa煤de. Assim, a nossa a莽茫o tamb茅m 茅 pensada para chamar a aten莽茫o das mulheres para os cuidados com a sa煤de鈥, afirma Ana Paula.

De acordo com o Instituto Nacional de C芒ncer (INCA), em 2023, o c芒ncer do colo do 煤tero foi o terceiro tumor maligno mais frequente na popula莽茫o feminina e a quarta causa de morte de mulheres por c芒ncer no pa铆s. J谩 o c芒ncer de mama aparece como o primeiro em ambas as amostras da pesquisa.

A professora Ely Cec铆lia, especializada em Sa煤de da Mulher e Obstetr铆cia, ressalta que o autoexame das mamas, apesar de ser uma forma de preven莽茫o para o c芒ncer de mama, n茫o 茅 totalmente eficaz quando realizado isoladamente.

鈥淎tualmente, n贸s falamos que 茅 importante conhecermos o nosso corpo. Desse modo, mesmo com exames anuais em dia, qualquer altera莽茫o que surja pode ser levada em considera莽茫o e investigada pelos profissionais鈥, pontua.

Apesar de agressivas, ambas doen莽as podem ser prevenidas ou descobertas no est谩gio inicial, algo que aumenta a possibilidade de cura. O c芒ncer do colo do 煤tero pode ser prevenido atrav茅s do exame Papanicolau, em que les玫es s茫o identificadas e, quando tratadas, evitam o surgimento da doen莽a.

Segundo a estudante de enfermagem Larissa Leite, o evento foi importante para os alunos da faculdade. 鈥淣贸s pudemos colocar em pr谩tica aquilo que aprendemos nas aulas de enfermagem. Al茅m disso, conseguimos atingir as mulheres que compareceram, falando sobre preven莽茫o de doen莽as e IST鈥檚, e nos colocando contr谩rios 脿 Viol锚ncia contra a Mulher鈥, relata Larissa.

Conforme a coordenadora, pretende-se expandir a a莽茫o para as comunidades externas pr贸ximas 脿 faculdade. 鈥淎 gente j谩 realiza a莽玫es no ambiente externo, atrav茅s dos est谩gios de Sa煤de Coletiva, em que desenvolvemos atividades em unidades b谩sicas de sa煤de das proximidades. Mas, planejamos expandi-las ainda mais.鈥

Amanda Cust贸dio sob supervis茫o de Larissa Barros

Pular para o conte煤do