De ótimos diálogos podem surgir grandes ideias e também grandes profissionais. É exatamente isso que o projeto “Papo de Mestres”, criado pelo professor de Administração da Fanese, Cláudio Bastos, tem proporcionado aos estudantes da instituição. A iniciativa, em cada edição, traz profissionais com vivências em diferentes segmentos da área, criando uma ponte direta entre os alunos e o mercado de trabalho atual.
Professor, empresário e palestrante, Cláudio observou que o modelo tradicional de palestras, muitas vezes, cria uma barreira entre o ministrante e os ouvintes. Por isso, decidiu transformar suas aulas em espaços de conversa, aproximando estudantes e profissionais da Administração em um formato mais leve, participativo e acolhedor.
“Eu acredito que, às vezes, trazer algo diferente como um pocket dentro da sala de aula, sem ser naquele formato mais tradicional da palestra, trazer algo mais intimista, faz com que os estudantes tenham realmente um ‘olho no olho’ muito mais verdadeiro e positivo, que vai alcançar mais e impactar melhor aqueles alunos”, enfatizou.
A atividade acontece sempre na segunda unidade das disciplinas e gira em torno de um tema específico, mas o destaque fica para as experiências práticas dos convidados, que podem ou não ser da área acadêmica. Segundo o professor, essa vivência amplia a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala e ajuda os estudantes a visualizar sua aplicação no mundo real.
“Faz com que o estudante saia realmente desse universo acadêmico e entenda – ‘poxa, tudo que eu estou aprendendo em sala de aula faz sentido total, é aplicável, dá para fazer uma boa prática e adaptar à minha realidade’. Que dá para ele conseguir ter destaque profissional e assim galgar outros cargos, crescer na carreira, buscar outros mercados, porque ele está sendo preparado de fato para o mercado e as necessidades atuais”, completou.
Para a coordenadora dos cursos de Administração e Recursos Humanos, Myllena Campos, o projeto conduzido pelo professor Cláudio Bastos fortalece de maneira significativa a formação dos estudantes. Ela destaca que a iniciativa aproxima os cursos da realidade cotidiana das organizações.
“A troca de experiências, conhecimentos e perspectivas proporciona aos alunos uma compreensão aprofundada sobre tendências, desafios contemporâneos e competências mais valorizadas no ambiente profissional. Além disso, essa conexão reforça o compromisso do curso com uma formação inovadora, colaborativa e sensível às transformações da área. Iniciativas como as desenvolvidas pelo professor Cláudio elevam a qualidade pedagógica e fortalecem o vínculo entre instituição, estudantes e mercado de trabalho”, destacou.
O Papo de Mestres reforça o compromisso da Fanese em oferecer uma formação conectada ao mercado e alinhada às demandas contemporâneas. Ao promover encontros que aproximam estudantes de profissionais atuantes, a instituição reafirma seu papel como universidade que valoriza a prática, incentiva o diálogo e prepara seus alunos para construir trajetórias sólidas e relevantes.
Amanda Custódio – Ascom Fanese