Release da Obra Científica Feita Por Professores e Alunos da FANESE

A obra “Ensaios de Direito Contemporâneo”, de ISBN 978-65-990347-4-9, organizada pelos professores Edson Oliveira da Silva e Eudes de Oliveira Bomfim, que são docentes do Cursos de Direito da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese). O livro apresenta uma coletânea de artigos que é fruto de uma longa convivência acadêmica, convivência esta compartilhada com os demais autores que são docentes, egressos e alunos da Fanese. Além dos organizadores, também foram autores da obra: Professor Marcel Ramos (Coordenador do Curso de Direito da Fanese), Professor Necéssio Adriano, Professor Denival Souza, Danilo Alves, Lizane Maria, Lucivaldo da Silva, Manoel Batista, Emanuel José, Erica Regina de Azevedo Góes, Márcia Abdias Santos, Jasmine Andreas, Paula Rodrigues, José Fernando, Raquel da Silva, Josué Lima, Rayanne Stephany, Keyla Amparo e Tony David. O prefácio da obra foi feito pelo mestre Gleison Parente que também é docente do Curso de Direito da Fanese. Este livro está divido em 02 (dois) títulos, que dividem a obra cada um com 08 capítulos, sendo o primeiro título envolvendo elementos do Direito Constitucional, Humanos, Trabalho e Mediação de Conflitos e Ativismo Judicial. E o segundo título contendo Direito Administrativo, Penal, Processual Penal, Civil, Processual Civil. No título I, foram desenvolvidos temas que versam sobre mediação para a solução consensual de conflitos, igualdade de gênero nos direitos trabalhistas, críticas ao ativismo judicial, projeto pedagógico nos cursos de formação da polícia militar, homeschooling, lei do minuto seguinte, segurança pública na constituição federal e mobilidade urbana. No título II, houve a abordagem de temas sobre abuso de poder político, filiação socioafetiva, incidente de resolução de demandas repetitivas, mulheres no presídio feminino, o problema das queimadas na Amazônia, atos jurídicos e administrativos, alteração de regime de bens e responsabilidade civil do Estado. Os autores nos capítulos do livro expuseram, de forma crítica, temas controversos, trazendo o debate, através de um olhar contemporâneo do direito, assumindo novos mecanismos capazes de instigar o pensamento jurídico. Os textos apresentam uma leitura fluída e simples, sem perder o rigor científico exigido em pesquisa, contribuindo para a reflexão e promoção das questões atuais guardando a originalidade dos temas abordados. A presente obra acadêmica contou com a participação de alunos do Grupo de Pesquisa e Extensão da Fanese coordenado pelo Prof. Me. Edson Oliveira. Esse livro em que pese ter escrito por professores e alunos do Curso de Direito, é recomendado tanto a estudantes de graduação, profissionais da área jurídica e todos os leitores que tenham interesse na discussão de temas que influenciam no exercício da cidadania.