Semana Pedagógica da Fanese destaca inovação e transversalidade nas graduações

Durante o evento, docentes de diversas áreas se reuniram para discutir novos formatos de avaliação.
Amanda Custódio/Fanese

A Semana Pedagógica da Fanese foi muito mais do que um simples encontro de professores, foi um verdadeiro laboratório de inovação educacional. Durante o evento, que ocorreu entre os dias 31 de julho e 05 de agosto, docentes de diversas áreas se reuniram para discutir novos formatos de avaliação e reafirmar o compromisso da instituição com metodologias transversais e integradas.

Segundo a professora Dra. Ariadne Cedraz, abordar esses temas é essencial para fortalecer a missão da Fanese de oferecer uma formação humanística e significativa a toda a sua comunidade acadêmica. “Isso ratifica o compromisso da Fanese com uma perspectiva de formação que integra teoria e prática, promovendo uma aprendizagem profundamente articulada e relevante”, destaca Cedraz.

Com o tema “Inovação e Eficácia nos Sistemas de Avaliação: Desafios e Perspectivas para o Ensino Superior Contemporâneo”, a Semana Pedagógica se mostrou de grande relevância para os docentes. O professor Me. Emerson Lima, um dos organizadores, enfatizou a importância de diversificar as formas de avaliação, indo além das tradicionais provas objetivas. “A avaliação universitária, embora seja uma prerrogativa docente, não deve se limitar a testes objetivos, mas sim considerar outras habilidades dos estudantes. Esse tema é crucial também porque nos permite compartilhar práticas avaliativas bem-sucedidas entre os colegas da Fanese”, explica Lima.

O ensino transversal e interdisciplinar, promovido durante o evento, abre novas possibilidades de diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, enriquecendo a trajetória acadêmica dos estudantes e desenvolvendo as competências e habilidades demandadas pelo mercado de trabalho.

“Essas práticas interdisciplinares ampliam o aprendizado ao estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas reais, o trabalho em equipe e a criatividade, preparando os alunos para um cenário profissional cada vez mais complexo e interconectado”, complementa o professor Me. Franco Ferreira.

Ao centrar a discussão em práticas formativas dentro de um ambiente de formação continuada, onde os professores assumem um papel de protagonismo, a gestão da Fanese reforça seu compromisso com a interdisciplinaridade e promove ações que enriquecem a experiência pedagógica, tornando-a mais significativa para os estudantes.