Sucesso do Sal茫o do Projeto Integrador 2019.2

Aconteceu no dia 6 de dezembro, na 脕rea de Conviv锚ncia do andar t茅rreo, uma exposi莽茫o importante sobre trabalhos de alunos dos cursos tecnol贸gicos da FANESE, frutos das aulas do Projeto Integrador, desenvolvidos desde o dia 5 de agosto deste semestre 2019.2. A responsabilidade pelo projeto coube 脿 professora Patr铆cia Elaine Santana Mota, com o apoio do coordenador Acad锚mico, Jos茅 Alb茅rico, e dos coordenadores dos cursos: de Gest茫o de Tecnologia da Informa莽茫o, Redes de Computadores e de Sistemas para Internet, professor Rafael Spacca; de Gest茫o de Recursos Humanos, Log铆stica 颅e de Marketing, professora K谩tia Barreto; e de Processos Gerenciais, professor Carlos Frederico.

O objetivo geral do Sal茫o do Projeto Integrador foi fomentar nos alunos o聽modus operandi, destinado 脿 pesquisa, atrav茅s de projetos que estimulem a inicia莽茫o cient铆fica. Este objetivo atende ao objetivo geral institucional para este assunto: apresentar 脿 comunidade acad锚mica a produ莽茫o cient铆fica realizada pelos alunos dos cursos tecn贸logos durante o semestre 2019.2.

Os objetivos espec铆ficos do Sal茫o estavam ligados 脿s etapas de uma produ莽茫o cient铆fica, abrangendo as realidades do mercado de trabalho, contribuindo para passar 脿 comunidade acad锚mica e 脿 sociedade aqueles conhecimentos adquiridos pelos alunos em sala de aula, em particular nos assuntos pertinentes 脿 Administra莽茫o e Neg贸cios e 脿s Ci锚ncias Tecnol贸gicas.

Justifica-se o projeto pelo fato de haver necessidade de se tornarem p煤blicos os trabalhos de pesquisa, com base no m茅todo cient铆fico, cujos conhecimentos pr茅vios dos alunos serviram de est铆mulo para comprovar como, na pr谩tica e de forma sistem谩tica, eles enfrentar茫o o mercado de trabalho ap贸s a conclus茫o de seus respectivos cursos. A presen莽a dos professores orientadores dos trabalhos fortaleceu a motiva莽茫o dos alunos. Os orientadores foram: Carla Milena, Fl谩vio Costa, Lucileide Rodrigues, Rodrigo Nogueira, Patr铆cia Mota, Jurandi Menezes, Quelita Ara煤jo e Carla Lordelo.

Para o professor Eduardo Ubirajara, que realizou, ao final de cada semestre, workshops com exposi莽茫o nas depend锚ncias extraclasses da faculdade, com alunos de Sociologia das Organiza莽玫es e de Sociologia e Antropologia Jur铆dica, desde 2000 at茅 2015, foi um grato prazer testemunhar o 锚xito do Sal茫o do Projeto Integrador. Ao visitar cada banner das equipes expositoras, registrando fotograficamente, elogiou os trabalhos dos alunos, ao tempo que parabenizava os professores orientadores, pelo gabarito das orienta莽玫es destes, revelado nos banners.

Para a Coordenadora do evento, professora Patr铆cia Mota, as equipes revelavam-se satisfeitas com essa integra莽茫o, ao destacarem a 贸tima orienta莽茫o dos professores para a produ莽茫o da inicia莽茫o cient铆fica bem sucedida no Sal茫o. 鈥淥s alunos sentiram-se valorizados e realizados durante a exposi莽茫o, diante do relevante interesse integrado, professores e alunos, bem como dos alunos de diversos cursos da faculdade, que abordavam os apresentadores, autores dos trabalhos, obtendo explica莽玫es convincentes.鈥, completou Patr铆cia.

Os temas, os professores orientadores e os alunos autores dos trabalhos expostos em banners e os respectivos cursos superiores tecnol贸gicos est茫o expostos nos principais quadros de divulga莽茫o interna da FANESE.