Sucesso do Salão do Projeto Integrador 2019.2

Aconteceu no dia 6 de dezembro, na Área de Convivência do andar térreo, uma exposição importante sobre trabalhos de alunos dos cursos tecnológicos da FANESE, frutos das aulas do Projeto Integrador, desenvolvidos desde o dia 5 de agosto deste semestre 2019.2. A responsabilidade pelo projeto coube à professora Patrícia Elaine Santana Mota, com o apoio do coordenador Acadêmico, José Albérico, e dos coordenadores dos cursos: de Gestão de Tecnologia da Informação, Redes de Computadores e de Sistemas para Internet, professor Rafael Spacca; de Gestão de Recursos Humanos, Logística ­e de Marketing, professora Kátia Barreto; e de Processos Gerenciais, professor Carlos Frederico.

O objetivo geral do Salão do Projeto Integrador foi fomentar nos alunos o modus operandi, destinado à pesquisa, através de projetos que estimulem a iniciação científica. Este objetivo atende ao objetivo geral institucional para este assunto: apresentar à comunidade acadêmica a produção científica realizada pelos alunos dos cursos tecnólogos durante o semestre 2019.2.

Os objetivos específicos do Salão estavam ligados às etapas de uma produção científica, abrangendo as realidades do mercado de trabalho, contribuindo para passar à comunidade acadêmica e à sociedade aqueles conhecimentos adquiridos pelos alunos em sala de aula, em particular nos assuntos pertinentes à Administração e Negócios e às Ciências Tecnológicas.

Justifica-se o projeto pelo fato de haver necessidade de se tornarem públicos os trabalhos de pesquisa, com base no método científico, cujos conhecimentos prévios dos alunos serviram de estímulo para comprovar como, na prática e de forma sistemática, eles enfrentarão o mercado de trabalho após a conclusão de seus respectivos cursos. A presença dos professores orientadores dos trabalhos fortaleceu a motivação dos alunos. Os orientadores foram: Carla Milena, Flávio Costa, Lucileide Rodrigues, Rodrigo Nogueira, Patrícia Mota, Jurandi Menezes, Quelita Araújo e Carla Lordelo.

Para o professor Eduardo Ubirajara, que realizou, ao final de cada semestre, workshops com exposição nas dependências extraclasses da faculdade, com alunos de Sociologia das Organizações e de Sociologia e Antropologia Jurídica, desde 2000 até 2015, foi um grato prazer testemunhar o êxito do Salão do Projeto Integrador. Ao visitar cada banner das equipes expositoras, registrando fotograficamente, elogiou os trabalhos dos alunos, ao tempo que parabenizava os professores orientadores, pelo gabarito das orientações destes, revelado nos banners.

Para a Coordenadora do evento, professora Patrícia Mota, as equipes revelavam-se satisfeitas com essa integração, ao destacarem a ótima orientação dos professores para a produção da iniciação científica bem sucedida no Salão. “Os alunos sentiram-se valorizados e realizados durante a exposição, diante do relevante interesse integrado, professores e alunos, bem como dos alunos de diversos cursos da faculdade, que abordavam os apresentadores, autores dos trabalhos, obtendo explicações convincentes.”, completou Patrícia.

Os temas, os professores orientadores e os alunos autores dos trabalhos expostos em banners e os respectivos cursos superiores tecnológicos estão expostos nos principais quadros de divulgação interna da FANESE.