Nupef

A rela莽茫o umbilical entre Inicia莽茫o Cient铆fica e desenvolvimento da Produ莽茫o Cient铆fica n茫o pode ser facilmente contestada. Do mesmo modo, ningu茅m objetar谩 a import芒ncia da ci锚ncia para o desenvolvimento de uma na莽茫o que se pretenda democr谩tica, pr贸spera e socialmente justa. Se as premissas anteriores s茫o verdadeiras, as institui莽玫es de ensino superior (IES) possuem grande responsabilidade. O papel hist贸rico que desempenham 茅 decisivo, pois grande parte da produ莽茫o cient铆fica do mundo prov茅m delas, das IES.

A FANESE entende tal desafio, raz茫o pela qual fomenta as pr谩ticas investigativas, a exemplo da Inicia莽茫o Cient铆fica (IC). Elas se constituem como recursos not谩veis no processo de forma莽茫o, no percurso de aperfei莽oamento de seu corpo discente 鈥 e no docente, por certo. O car谩ter multidisciplinar de tais pr谩ticas estimular谩, com efeito, a forma莽茫o do cidad茫o. Dentre as v谩rias compet锚ncias adquiridas nestas experi锚ncias, destaque-se tamb茅m a aptid茫o para o trabalho integrado a equipes.

A IC possibilita benef铆cios tanto para o corpo discente quanto para o docente. Para o discente, a IC cumpre a fun莽茫o de: despertar a voca莽茫o cient铆fica, incentivar talentos potenciais, atrav茅s da participa莽茫o dos envolvidos em projetos de pesquisa e extens茫o, o que possibilita o aprimoramento do estudante de gradua莽茫o, o dom铆nio da metodologia cient铆fica. Em suma, estimula o desenvolvimento do pensar cient铆fico e da criatividade, decorrentes das condi莽玫es criadas pelo confronto entre a teoria e os problemas da realidade.

Nesta trilha, foi criado o N煤cleo de Pesquisa e Extens茫o 鈥 NUPEF. O n煤cleo foi institu铆do atrav茅s de documento da IES (Portaria n潞 24, de 5 de agosto de 2010), tendo como finalidade fomentar as pr谩ticas investigativas. Entre seus objetivos espec铆ficos est茫o: despertar nos estudantes e professores o interesse pela pesquisa cient铆fica e promover a produ莽茫o acad锚mica de professores e alunos.

O NUPEF atuou, inicialmente, no fomento de tais pr谩ticas com tem谩ticas ligadas ao Direito e aos fen么menos jur铆dicos, em suas mais diversas manifesta莽玫es. Atualmente, cobre todas os cursos oferecidos pela FANESE. A operacionaliza莽茫o das pr谩ticas investigativas ocorre, peri贸dica ou eventualmente, por meio de editais que firmaram a cria莽茫o do Programa de Inicia莽茫o Cient铆fica da IES (PIC-FANESE), consolidando uma pol铆tica antes in茅dita na institui莽茫o.

O NUPEF se articula a todas as coordena莽玫es. Sua finalidade n茫o 茅 outra, sen茫o facilitar, incentivar e orientar as pesquisas desenvolvidas em cada curso, independentemente dos editais de inicia莽茫o cient铆fica. Entre as suas atividades b谩sicas est茫o:

  • orienta莽茫o para os alunos e professores que desejam iniciar atividades de pesquisa;
  • O cadastramento dos projetos de pesquisa/inicia莽茫o cient铆fica dos professores;
  • O encaminhamento dos pedidos de bolsa de inicia莽茫o cient铆fica;
  • O fomento ao desenvolvimento de pesquisa;
  • A assessoria para os professores que desejam publicar seus artigos ou relat贸rios de pesquisa em peri贸dicos acad锚micos.

A pol铆tica e pr谩tica de est铆mulo 脿s atividades de pesquisa e de inicia莽茫o cient铆fica consistem:

  • No desenvolvimento da pr谩tica cient铆fica por parte do corpo docente e discente a FANESE: aux铆lio da promo莽茫o de atividades de Inicia莽茫o Cient铆fica;
  • No desenvolvimento cient铆fico e tecnol贸gico das pr谩ticas de ensino;
  • Na concess茫o de aux铆lios aos projetos de pesquisa;
  • No programa de qualifica莽茫o permanente dos docentes, para a produ莽茫o cient铆fica;
  • Na divulga莽茫o dos resultados das atividades de pesquisa realizadas pela IES;
  • Na capta莽茫o de recursos junto a ag锚ncias financiadoras que viabilizem as atividades de inicia莽茫o cientifica;
  • Na realiza莽茫o de semin谩rios, congressos e simp贸sios cient铆ficos, tecnol贸gicos e institucionais.

A FANESE, tamb茅m por interm茅dio do NUPEF, incentiva a produ莽茫o acad锚mica e publica莽茫o de seus resultados. Para tanto, conta com um instrumento importante: a REVISTA DA FANESE. Do mesmo modo, estimula os alunos a apresentarem seus trabalhos em congressos, submeterem a outros peri贸dicos. Em tempo, a REVISTA DA FANESE tem por finalidade absorver e divulgar as pesquisas, produ莽玫es acad锚micas e trabalhos afins dos professores e alunos da institui莽茫o, precipuamente.

As atividades de extens茫o s茫o constitu铆das por todo e qualquer evento extracurricular desenvolvido numa institui莽茫o de ensino superior, dirigida 脿 comunidade interna e externa, tais como: eventos culturais, t茅cnicos, acad锚micos. Nesse sentido, o programa de extens茫o da FANESE fomenta a aquisi莽茫o de conhecimentos, habilidades e atitudes, atrav茅s de a莽玫es desenvolvidas pelos seus estudantes e professores. Na FANESE, a extens茫o materializa-se por meio de:

  • Amplia莽茫o e manuten莽茫o de programas de extens茫o, articulados com o ensino e a investiga莽茫o cient铆fica, desenvolvidos sob a forma de atividades permanentes ou eventuais. O p煤blico alvo destas atividades 茅, sempre que poss铆vel, a popula莽茫o de baixa renda, as comunidades circunvizinhas da FANESE, em especial. Deste modo, reafirma-se assim o compromisso com uma educa莽茫o inclusiva, com o desenvolvimento regional e com uma forma莽茫o human铆stica e cr铆tica;
  • Promo莽茫o ou patroc铆nio de eventos culturais, cient铆ficos ou de outros tipos. A finalidade 茅 a cria莽茫o de oportunidades para que a sociedade conhe莽a a produ莽茫o cient铆fica, cultural, etc., para que usufrua destas produ莽玫es. Aqui se inserem, especialmente, Workshops, congressos, palestras e eventos do g锚nero;
  • Cria莽茫o e organiza莽茫o de eventos em parceria com outras entidades com a finalidade de promover temas como empreendedorismo, exerc铆cio da cidadania e qualidade de vida;
  • Servi莽os desenvolvidos por atendimentos diretos 脿 popula莽茫o, como 茅 o caso do apoio 脿 comunidade para confec莽茫o da declara莽茫o de imposto de renda;
  • Manuten莽茫o de v铆nculo com empresas, compartilhando com estas o banco de curr铆culos criado pela IES;
  • Cursos de atualiza莽茫o cient铆fica, de aperfei莽oamento profissional, de difus茫o cultural, de especializa莽茫o t茅cnica e outros que possam constituir instrumentos para maior acesso ao conhecimento;
  • Estudos ou pesquisas para aumentar a informa莽茫o sobre os processos de utiliza莽茫o do conhecimento, ou de acesso a ele, por parte da popula莽茫o em geral;
  • Apoio jur铆dico por meio do N煤cleo de Pr谩ticas Jur铆dicas que gratuitamente atende 脿 comunidade.

A extens茫o deve se constituir em processo (ensino/aprendizagem), considerando: a aplicabilidade do conhecimento; a reflex茫o cr铆tica acerca do fazer pedag贸gico; o envolvimento de toda a comunidade acad锚mica; o impacto na comunidade beneficiada; o interc芒mbio com empresas e outras institui莽玫es, de forma a fomentar a a莽茫o cooperativa, em prol da sociedade.

O contato com a comunidade ser谩 o espa莽o para a socializa莽茫o do conhecimento repassado e produzido na IES. Esse contato pode, inclusive, servir de est铆mulo para a cria莽茫o de novos conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento social, para a constru莽茫o da cidadania do estudante, por meio do saber e da intera莽茫o com situa莽玫es desafiadoras da realidade social. Al茅m disso, a extens茫o acarreta sempre uma aproxima莽茫o entre os curr铆culos de forma莽茫o profissional e as demandas concretas da realidade social.


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