A rela莽茫o umbilical entre Inicia莽茫o Cient铆fica e desenvolvimento da Produ莽茫o Cient铆fica n茫o pode ser facilmente contestada. Do mesmo modo, ningu茅m objetar谩 a import芒ncia da ci锚ncia para o desenvolvimento de uma na莽茫o que se pretenda democr谩tica, pr贸spera e socialmente justa. Se as premissas anteriores s茫o verdadeiras, as institui莽玫es de ensino superior (IES) possuem grande responsabilidade. O papel hist贸rico que desempenham 茅 decisivo, pois grande parte da produ莽茫o cient铆fica do mundo prov茅m delas, das IES.
A FANESE entende tal desafio, raz茫o pela qual fomenta as pr谩ticas investigativas, a exemplo da Inicia莽茫o Cient铆fica (IC). Elas se constituem como recursos not谩veis no processo de forma莽茫o, no percurso de aperfei莽oamento de seu corpo discente 鈥 e no docente, por certo. O car谩ter multidisciplinar de tais pr谩ticas estimular谩, com efeito, a forma莽茫o do cidad茫o. Dentre as v谩rias compet锚ncias adquiridas nestas experi锚ncias, destaque-se tamb茅m a aptid茫o para o trabalho integrado a equipes.
A IC possibilita benef铆cios tanto para o corpo discente quanto para o docente. Para o discente, a IC cumpre a fun莽茫o de: despertar a voca莽茫o cient铆fica, incentivar talentos potenciais, atrav茅s da participa莽茫o dos envolvidos em projetos de pesquisa e extens茫o, o que possibilita o aprimoramento do estudante de gradua莽茫o, o dom铆nio da metodologia cient铆fica. Em suma, estimula o desenvolvimento do pensar cient铆fico e da criatividade, decorrentes das condi莽玫es criadas pelo confronto entre a teoria e os problemas da realidade.
Nesta trilha, foi criado o N煤cleo de Pesquisa e Extens茫o 鈥 NUPEF. O n煤cleo foi institu铆do atrav茅s de documento da IES (Portaria n潞 24, de 5 de agosto de 2010), tendo como finalidade fomentar as pr谩ticas investigativas. Entre seus objetivos espec铆ficos est茫o: despertar nos estudantes e professores o interesse pela pesquisa cient铆fica e promover a produ莽茫o acad锚mica de professores e alunos.
O NUPEF atuou, inicialmente, no fomento de tais pr谩ticas com tem谩ticas ligadas ao Direito e aos fen么menos jur铆dicos, em suas mais diversas manifesta莽玫es. Atualmente, cobre todas os cursos oferecidos pela FANESE. A operacionaliza莽茫o das pr谩ticas investigativas ocorre, peri贸dica ou eventualmente, por meio de editais que firmaram a cria莽茫o do Programa de Inicia莽茫o Cient铆fica da IES (PIC-FANESE), consolidando uma pol铆tica antes in茅dita na institui莽茫o.
O NUPEF se articula a todas as coordena莽玫es. Sua finalidade n茫o 茅 outra, sen茫o facilitar, incentivar e orientar as pesquisas desenvolvidas em cada curso, independentemente dos editais de inicia莽茫o cient铆fica. Entre as suas atividades b谩sicas est茫o:
- orienta莽茫o para os alunos e professores que desejam iniciar atividades de pesquisa;
- O cadastramento dos projetos de pesquisa/inicia莽茫o cient铆fica dos professores;
- O encaminhamento dos pedidos de bolsa de inicia莽茫o cient铆fica;
- O fomento ao desenvolvimento de pesquisa;
- A assessoria para os professores que desejam publicar seus artigos ou relat贸rios de pesquisa em peri贸dicos acad锚micos.
A pol铆tica e pr谩tica de est铆mulo 脿s atividades de pesquisa e de inicia莽茫o cient铆fica consistem:
- No desenvolvimento da pr谩tica cient铆fica por parte do corpo docente e discente a FANESE: aux铆lio da promo莽茫o de atividades de Inicia莽茫o Cient铆fica;
- No desenvolvimento cient铆fico e tecnol贸gico das pr谩ticas de ensino;
- Na concess茫o de aux铆lios aos projetos de pesquisa;
- No programa de qualifica莽茫o permanente dos docentes, para a produ莽茫o cient铆fica;
- Na divulga莽茫o dos resultados das atividades de pesquisa realizadas pela IES;
- Na capta莽茫o de recursos junto a ag锚ncias financiadoras que viabilizem as atividades de inicia莽茫o cientifica;
- Na realiza莽茫o de semin谩rios, congressos e simp贸sios cient铆ficos, tecnol贸gicos e institucionais.
A FANESE, tamb茅m por interm茅dio do NUPEF, incentiva a produ莽茫o acad锚mica e publica莽茫o de seus resultados. Para tanto, conta com um instrumento importante: a REVISTA DA FANESE. Do mesmo modo, estimula os alunos a apresentarem seus trabalhos em congressos, submeterem a outros peri贸dicos. Em tempo, a REVISTA DA FANESE tem por finalidade absorver e divulgar as pesquisas, produ莽玫es acad锚micas e trabalhos afins dos professores e alunos da institui莽茫o, precipuamente.
As atividades de extens茫o s茫o constitu铆das por todo e qualquer evento extracurricular desenvolvido numa institui莽茫o de ensino superior, dirigida 脿 comunidade interna e externa, tais como: eventos culturais, t茅cnicos, acad锚micos. Nesse sentido, o programa de extens茫o da FANESE fomenta a aquisi莽茫o de conhecimentos, habilidades e atitudes, atrav茅s de a莽玫es desenvolvidas pelos seus estudantes e professores. Na FANESE, a extens茫o materializa-se por meio de:
- Amplia莽茫o e manuten莽茫o de programas de extens茫o, articulados com o ensino e a investiga莽茫o cient铆fica, desenvolvidos sob a forma de atividades permanentes ou eventuais. O p煤blico alvo destas atividades 茅, sempre que poss铆vel, a popula莽茫o de baixa renda, as comunidades circunvizinhas da FANESE, em especial. Deste modo, reafirma-se assim o compromisso com uma educa莽茫o inclusiva, com o desenvolvimento regional e com uma forma莽茫o human铆stica e cr铆tica;
- Promo莽茫o ou patroc铆nio de eventos culturais, cient铆ficos ou de outros tipos. A finalidade 茅 a cria莽茫o de oportunidades para que a sociedade conhe莽a a produ莽茫o cient铆fica, cultural, etc., para que usufrua destas produ莽玫es. Aqui se inserem, especialmente, Workshops, congressos, palestras e eventos do g锚nero;
- Cria莽茫o e organiza莽茫o de eventos em parceria com outras entidades com a finalidade de promover temas como empreendedorismo, exerc铆cio da cidadania e qualidade de vida;
- Servi莽os desenvolvidos por atendimentos diretos 脿 popula莽茫o, como 茅 o caso do apoio 脿 comunidade para confec莽茫o da declara莽茫o de imposto de renda;
- Manuten莽茫o de v铆nculo com empresas, compartilhando com estas o banco de curr铆culos criado pela IES;
- Cursos de atualiza莽茫o cient铆fica, de aperfei莽oamento profissional, de difus茫o cultural, de especializa莽茫o t茅cnica e outros que possam constituir instrumentos para maior acesso ao conhecimento;
- Estudos ou pesquisas para aumentar a informa莽茫o sobre os processos de utiliza莽茫o do conhecimento, ou de acesso a ele, por parte da popula莽茫o em geral;
- Apoio jur铆dico por meio do N煤cleo de Pr谩ticas Jur铆dicas que gratuitamente atende 脿 comunidade.
A extens茫o deve se constituir em processo (ensino/aprendizagem), considerando: a aplicabilidade do conhecimento; a reflex茫o cr铆tica acerca do fazer pedag贸gico; o envolvimento de toda a comunidade acad锚mica; o impacto na comunidade beneficiada; o interc芒mbio com empresas e outras institui莽玫es, de forma a fomentar a a莽茫o cooperativa, em prol da sociedade.
O contato com a comunidade ser谩 o espa莽o para a socializa莽茫o do conhecimento repassado e produzido na IES. Esse contato pode, inclusive, servir de est铆mulo para a cria莽茫o de novos conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento social, para a constru莽茫o da cidadania do estudante, por meio do saber e da intera莽茫o com situa莽玫es desafiadoras da realidade social. Al茅m disso, a extens茫o acarreta sempre uma aproxima莽茫o entre os curr铆culos de forma莽茫o profissional e as demandas concretas da realidade social.
Formul谩rio de Inscri莽茫o 01 Edital 22 de 2017/1 鈥 Projetos de IC
Formul谩rio de Inscri莽茫o 02 Edital 22 de 2017/1 鈥 Projetos de IC
Formul谩rio de Inscri莽茫o Edital 23 de 2017/1 鈥 Projetos de Extens茫o
Formul谩rio do Projeto de Extens茫o
Formul谩rio do Projeto de Pesquisa
Formul谩rio de Projeto de Extens茫o
Formul谩rio 鈥 Pesquisa para Professores
Formul谩rio 鈥 Pre-Projeto 鈥 Alunos
Ficha de Frequ锚ncia para Projeto de Extens茫o
Ficha de Frequ锚ncia para Inicia莽茫o Cient铆fica
Relat贸rio de Pr谩tica Extensionista
Ficha de Frequencia para Projeto de Extensao 2012
Formulario de Inscricao de Projeto de Extensao 2012
Formulario de Projeto de Extensao Edital 2012
Modelo de Relat贸rio para o Programa de Inicia莽茫o Cient铆fica
- Viol锚ncia Dom茅stica: Entendendo as Experi锚ncias Vividas no Bairro Santo Ant么nio e Imedia莽玫es;
- Ado莽茫o Tardia: Um Estudo Sobre o Perfil da Crian莽a Adotada na Cidade de Aracaju-se, Entre os Anos de 2009 e 2011;
- a Responsabilidade Civil Em Face dos Riscos Sociais e o Seu Enfoque no Direito Civil Constitucional;
- Caracteriza莽茫o de Biossorventes Alternativos para o Tratamento de Efluentes L铆quidos Contendo Metais Pesados Em Baixas Concentra莽玫es;
- Caracteriza莽茫o de Biossorventes Alternativos para o Tratamento de Efluentes L铆quidos Contendo Metais Pesados Em Baixas Concentra莽玫es;
- Uma Analise do Direito Empresarial a Luz do Novo C贸digo Civil Brasileiro.