A relação umbilical entre Iniciação Científica e desenvolvimento da Produção Científica não pode ser facilmente contestada. Do mesmo modo, ninguém objetará a importância da ciência para o desenvolvimento de uma nação que se pretenda democrática, próspera e socialmente justa. Se as premissas anteriores são verdadeiras, as instituições de ensino superior (IES) possuem grande responsabilidade. O papel histórico que desempenham é decisivo, pois grande parte da produção científica do mundo provém delas, das IES.
A FANESE entende tal desafio, razão pela qual fomenta as práticas investigativas, a exemplo da Iniciação Científica (IC). Elas se constituem como recursos notáveis no processo de formação, no percurso de aperfeiçoamento de seu corpo discente – e no docente, por certo. O caráter multidisciplinar de tais práticas estimulará, com efeito, a formação do cidadão. Dentre as várias competências adquiridas nestas experiências, destaque-se também a aptidão para o trabalho integrado a equipes.
A IC possibilita benefícios tanto para o corpo discente quanto para o docente. Para o discente, a IC cumpre a função de: despertar a vocação científica, incentivar talentos potenciais, através da participação dos envolvidos em projetos de pesquisa e extensão, o que possibilita o aprimoramento do estudante de graduação, o domínio da metodologia científica. Em suma, estimula o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto entre a teoria e os problemas da realidade.
Nesta trilha, foi criado o Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPEF. O núcleo foi instituído através de documento da IES (Portaria nº 24, de 5 de agosto de 2010), tendo como finalidade fomentar as práticas investigativas. Entre seus objetivos específicos estão: despertar nos estudantes e professores o interesse pela pesquisa científica e promover a produção acadêmica de professores e alunos.
O NUPEF atuou, inicialmente, no fomento de tais práticas com temáticas ligadas ao Direito e aos fenômenos jurídicos, em suas mais diversas manifestações. Atualmente, cobre todas os cursos oferecidos pela FANESE. A operacionalização das práticas investigativas ocorre, periódica ou eventualmente, por meio de editais que firmaram a criação do Programa de Iniciação Científica da IES (PIC-FANESE), consolidando uma política antes inédita na instituição.
O NUPEF se articula a todas as coordenações. Sua finalidade não é outra, senão facilitar, incentivar e orientar as pesquisas desenvolvidas em cada curso, independentemente dos editais de iniciação científica. Entre as suas atividades básicas estão:
- orientação para os alunos e professores que desejam iniciar atividades de pesquisa;
- O cadastramento dos projetos de pesquisa/iniciação científica dos professores;
- O encaminhamento dos pedidos de bolsa de iniciação científica;
- O fomento ao desenvolvimento de pesquisa;
- A assessoria para os professores que desejam publicar seus artigos ou relatórios de pesquisa em periódicos acadêmicos.
A política e prática de estímulo às atividades de pesquisa e de iniciação científica consistem:
- No desenvolvimento da prática científica por parte do corpo docente e discente a FANESE: auxílio da promoção de atividades de Iniciação Científica;
- No desenvolvimento científico e tecnológico das práticas de ensino;
- Na concessão de auxílios aos projetos de pesquisa;
- No programa de qualificação permanente dos docentes, para a produção científica;
- Na divulgação dos resultados das atividades de pesquisa realizadas pela IES;
- Na captação de recursos junto a agências financiadoras que viabilizem as atividades de iniciação cientifica;
- Na realização de seminários, congressos e simpósios científicos, tecnológicos e institucionais.
A FANESE, também por intermédio do NUPEF, incentiva a produção acadêmica e publicação de seus resultados. Para tanto, conta com um instrumento importante: a REVISTA DA FANESE. Do mesmo modo, estimula os alunos a apresentarem seus trabalhos em congressos, submeterem a outros periódicos. Em tempo, a REVISTA DA FANESE tem por finalidade absorver e divulgar as pesquisas, produções acadêmicas e trabalhos afins dos professores e alunos da instituição, precipuamente.
As atividades de extensão são constituídas por todo e qualquer evento extracurricular desenvolvido numa instituição de ensino superior, dirigida à comunidade interna e externa, tais como: eventos culturais, técnicos, acadêmicos. Nesse sentido, o programa de extensão da FANESE fomenta a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, através de ações desenvolvidas pelos seus estudantes e professores. Na FANESE, a extensão materializa-se por meio de:
- Ampliação e manutenção de programas de extensão, articulados com o ensino e a investigação científica, desenvolvidos sob a forma de atividades permanentes ou eventuais. O público alvo destas atividades é, sempre que possível, a população de baixa renda, as comunidades circunvizinhas da FANESE, em especial. Deste modo, reafirma-se assim o compromisso com uma educação inclusiva, com o desenvolvimento regional e com uma formação humanística e crítica;
- Promoção ou patrocínio de eventos culturais, científicos ou de outros tipos. A finalidade é a criação de oportunidades para que a sociedade conheça a produção científica, cultural, etc., para que usufrua destas produções. Aqui se inserem, especialmente, Workshops, congressos, palestras e eventos do gênero;
- Criação e organização de eventos em parceria com outras entidades com a finalidade de promover temas como empreendedorismo, exercício da cidadania e qualidade de vida;
- Serviços desenvolvidos por atendimentos diretos à população, como é o caso do apoio à comunidade para confecção da declaração de imposto de renda;
- Manutenção de vínculo com empresas, compartilhando com estas o banco de currículos criado pela IES;
- Cursos de atualização científica, de aperfeiçoamento profissional, de difusão cultural, de especialização técnica e outros que possam constituir instrumentos para maior acesso ao conhecimento;
- Estudos ou pesquisas para aumentar a informação sobre os processos de utilização do conhecimento, ou de acesso a ele, por parte da população em geral;
- Apoio jurídico por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas que gratuitamente atende à comunidade.
A extensão deve se constituir em processo (ensino/aprendizagem), considerando: a aplicabilidade do conhecimento; a reflexão crítica acerca do fazer pedagógico; o envolvimento de toda a comunidade acadêmica; o impacto na comunidade beneficiada; o intercâmbio com empresas e outras instituições, de forma a fomentar a ação cooperativa, em prol da sociedade.
O contato com a comunidade será o espaço para a socialização do conhecimento repassado e produzido na IES. Esse contato pode, inclusive, servir de estímulo para a criação de novos conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento social, para a construção da cidadania do estudante, por meio do saber e da interação com situações desafiadoras da realidade social. Além disso, a extensão acarreta sempre uma aproximação entre os currículos de formação profissional e as demandas concretas da realidade social.
Formulário de Inscrição 01 Edital 22 de 2017/1 – Projetos de IC
Formulário de Inscrição 02 Edital 22 de 2017/1 – Projetos de IC
Formulário de Inscrição Edital 23 de 2017/1 – Projetos de Extensão
Formulário do Projeto de Extensão
Formulário do Projeto de Pesquisa
Formulário de Projeto de Extensão
Formulário – Pesquisa para Professores
Formulário – Pre-Projeto – Alunos
Ficha de Frequência para Projeto de Extensão
Ficha de Frequência para Iniciação Científica
Relatório de Prática Extensionista
Ficha de Frequencia para Projeto de Extensao 2012
Formulario de Inscricao de Projeto de Extensao 2012
Formulario de Projeto de Extensao Edital 2012
Modelo de Relatório para o Programa de Iniciação Científica
- Violência Doméstica: Entendendo as Experiências Vividas no Bairro Santo Antônio e Imediações;
- Adoção Tardia: Um Estudo Sobre o Perfil da Criança Adotada na Cidade de Aracaju-se, Entre os Anos de 2009 e 2011;
- a Responsabilidade Civil Em Face dos Riscos Sociais e o Seu Enfoque no Direito Civil Constitucional;
- Caracterização de Biossorventes Alternativos para o Tratamento de Efluentes Líquidos Contendo Metais Pesados Em Baixas Concentrações;
- Caracterização de Biossorventes Alternativos para o Tratamento de Efluentes Líquidos Contendo Metais Pesados Em Baixas Concentrações;
- Uma Analise do Direito Empresarial a Luz do Novo Código Civil Brasileiro.