Graduação Tecnológica em Redes de Computadores

INFORMAÇÕES GERAIS

Mercado de Trabalho

Num mundo sempre conectado, nos dias de hoje, as pessoas e as empresas precisam estar alinhadas com a tecnologia para que possam aproveitar a velocidade dos avanços em tecnologia da informação e comunicação. A comunicação de dados é ferramenta essencial na era da informação para que as empresas tenham a agilidade necessária para sobreviver num mercado cada vez mais competitivo. O profissional de Redes de Computadores atua na chamada nova economia, sendo um profissional indispensável em qualquer segmento de atuação, seja comercial, industrial ou serviços, atuando em empresas de tecnologia em geral, em provedores de acesso à Internet, em departamentos de informática de empresas do setor da indústria, comércio e serviços, além da atuação como consultor autônomo ou como empresário do setor de tecnologia da informação.

Espera-se do egresso do curso de Redes de Computadores um profissional apto a estudar e analisar os planos da empresa, estabelecendo contatos com a direção para verificar as possibilidades e conveniências da utilização de sistemas de informação, visando apresentar projetos sobre a viabilidade técnica da implantação de redes de computadores para o suporte daqueles sistemas, através de técnicas de projeto, implementação e manutenção de redes de computadores, que atendam às necessidades das empresas.

O crescimento do desenvolvimento científico e tecnológico nas diversas áreas da computação tem aumentado a demanda por profissionais que possam contribuir por meio de propostas metodológicas para a integração e o alinhamento da tecnologia da informação e os objetivos organizacionais.

Campo de Atuação

O perfil profissional proposto para os alunos egressos do curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores é de um profissional com formação específica, e especializados na criação, elaboração, implantação e manutenção de projetos de redes, independente de seu porte ou área de utilização. Dessa maneira, espera-se que o egresso seja conhecedor das melhores práticas, técnicas e tecnologias envolvidas no projeto, operação ou gerenciamento de redes.

O Tecnólogo em Redes de Computadores é um profissional com uma área de atuação bastante diversificada, abrangendo desde áreas tradicionais como empresas em geral, que tenham seus computadores interligados em rede através de diversas tecnologias, até serviços específicos prestados por empresas especializadas na transmissão eficiente das informações, podendo, ainda, desempenhar funções como: administrador de redes, analista de suporte de redes e de comunicação de dados, coordenador de equipes de projetos de infraestrutura lógica e física de redes, gerente de segurança em redes de computadores.

O Tecnólogo em Redes de Computadores também estará apto a iniciar o seu próprio negócio como prestador de serviços, consultor etc., bem como continuar seus estudos em cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) ou seguir a área de pesquisa científica, trabalhando em instituições de pesquisa ou ensino voltadas para a área de Redes de Computadores. O referido profissional poderá, também, prestar concursos em nível superior em diversas instituições públicas e privadas na sua área de atuação ou em áreas afins.

Ao concluir o curso, o Tecnólogo em Redes de Computadores estará apto ao exercício profissional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país, sempre com conduta ética e com respeito à vida.

O Tecnólogo em Redes de Computadores é um profissional de nível superior, familiarizado com as necessidades empresariais e capacitado nas atividades de projeto e operacionalização de redes de computadores, utilizando as ferramentas de mercado mais avançadas.

Diferencial do Curso

O curso de Redes de Computadores da FANESE tem como diferenciais mais importantes:

  • Matriz curricular atualizada e adequada às mais novas tendências do mercado;
  • Laboratórios adequados às praticas didático pedagógicas;
  • Professores capacitados e alinhados com o mercado de TI;
  • Convênios com empresas e;
  • Boa aceitação no mercado sergipano.

Turno de Funcionamento

Noturno

Portaria de Autorização/Reconhecimento do Curso

Autorizado pela Portaria Nº 337, DE 29 DE MAIO DE 2014, do Ministério da Educação e do Desporto, com O CONCEITO FINAL MUITO BOM, tendo como conceito final a nota 4 (quatro), (numa escala de 1 a 5).

Coordenador do Curso

Cleberton Carvalho Soares
Qualificação: Mestre em Sistemas e Computação
Email: clebertonsoares@fanese.edu.br

 

Object 


Parceiros

Convênios